Exame de mamografia e papanicolau foram ofertados às servidoras que trabalham na Secretaria Municipal de Administração (Semad), nesta sexta-feira (3). A ação é fruto de uma parceria da Prefeitura de Porto Velho com o Hospital de Amor (HA), e tem como alvo o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Ao menos 160 avaliações foram realizadas na carreta do HA que ficou estacionada ao lado da secretaria. A Divisão de Planejamento e Desenvolvimento de Projeto em Saúde (DIPDS) da Semad foi o setor responsável pelo recrutamento e cadastramento das servidoras municipais.
A servidora Rosicléia Santos, de 48 anos, falou sobre a facilidade que teve ao fazer a consulta durante a ação itinerante. “Desde o momento em que fiz o cadastro, através do telefone, até a realização do atendimento, fui muito bem atendida, isso sem falar da agilidade”, afirma.
Leida Cardoso, gerente de divisão da DIPDS
Segundo Leida Cardoso, gerente de divisão da DIPDS, a parceria se deu devido à alta procura das servidoras pelos exames. “Por conta do alto número de servidoras que procuraram o serviço durante a campanha Outubro Rosa, nós procuramos o Hospital de Amor e criamos um questionário através do site para facilitar o atendimento”, explicou.
Dianeize Gima, enfermeira do HA e responsável pela execução do exame, explica que a análise é importante para diagnosticar e prevenir o avanço do câncer. “A prevenção sempre é o melhor remédio. É muito importante que as mulheres procurem sempre realizar os exames de mamografia e Papanicolau para diagnosticar um possível câncer e evitar o agravamento”, alerta.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é causa primária de morte do público feminino no Brasil, a taxa é de mortalidade é de 16,1% a cada 100 mil mulheres.