PORTO VELHO: Usuários do SUS devem manter o cartão atualizado para acessar os serviços

Documento é requisito para a aplicação da vacina contra a covid-19

PORTO VELHO: Usuários do SUS devem manter o cartão atualizado para acessar os serviços

Foto: Divulgação

 

Quem é usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e mudou para outro bairro, rua ou telefone precisa incluir estas alterações no Cartão Nacional do SUS (CNS). Este detalhe pode fazer a diferença quando for necessário um atendimento.
 
Para a Prefeitura Municipal é importante que os cadastros sejam mantidos atualizados e que a prestação de serviço aconteça conforme os prazos estabelecidos. Sem um telefone atualizado, por exemplo, uma consulta que foi adiada ou antecipada não poderá ser informada ao paciente.
 
Sebastião Alves, assistente administrativo da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), explica que a atualização e o cadastro do cartão podem ser feitos em qualquer unidade de saúde do município.
 
“Basta ir à unidade de saúde mais próxima e apresentar os documentos pessoais. Quem não tem o cartão pode cadastrar e fazer o seu”, explica.
 
Dados do documento devem ser atualizadosDados do documento devem ser atualizados
 
O CNS contém informações como o nome do usuário, nome da mãe, data de nascimento, contatos (telefones, endereço, e-mails) e número de documentos (CPF, RG, Certidões).
 
Para as unidades de saúde do município, que realizam os atendimentos do SUS, a atualização do CNS contribui para que seja estimada a população que precisa dos serviços.
 
Além disso, o documento é requisito para se vacinar contra a covid-19. Como a vacina é disponibilizada apenas na rede pública, todos que fazem parte do público-alvo da vacinação precisam ter o cartão do SUS.
 
O CNS possibilita, ainda, a criação do histórico de atendimento de cada cidadão no SUS por meio do acesso às bases de dados dos sistemas envolvidos como o sistema de atenção básica, sistema hospitalar, sistema de dispensação de medicamentos, entre outros.
 
Direito ao esquecimento

Você concorda que quem não se vacinou deveria pagar mais impostos?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS