ISOLAMENTO: Moradores da Estrada do Belmont reclamam das péssimas condições

Rondoniaovivo esteve na estrada que fica ao lado do Rio Madeira e viu diversos atoleiros em boa parte do caminho

ISOLAMENTO: Moradores da Estrada do Belmont reclamam das péssimas condições

Foto: Ivan Frazão/Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Boa parte dos moradores da Estrada do Belmont que fica no bairro Nacional, zona Norte de Porto Velho, e que margeia o Rio Madeira, vivem a satisfação de um lado e a revolta do outro.
 
É que a via tem asfalto até a entrada das distribuidoras de combustíveis, que chegam por balsa de Manaus (AM), e são distribuídos por caminhões para as cidades de Rondônia, Acre e Norte do Mato Grosso.
 
Mas, dali para a frente, o cenário é conhecido de muita gente: falta de manutenção, lama e muitos atoleiros. Carros pequenos passam com muita dificuldade na região e ainda há o risco de morte para quem tem problemas de saúde.
 
 
“Aqui, tá difícil pra todo mundo passar. O nosso medo é alguém precisar de ambulância e ela atolar no meio do caminho. Aí a pessoa vai morrer até tirar ela da lama”, desabafou uma moradora da região.
 
Uma alternativa seria o Rio Madeira, mas toda a extensão do curso d’água que chega até o fim da Estrada do Belmont há dragas para extração de ouro, que dificultam até o trânsito de voadeiras e barcos de maior porte perto da margem.
 
Respostas
 
Às 16:21, quase duas horas depois da publicação da matéria, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) enviou uma nota à redação do Rondoniaovivo, que informou "que os serviços de manutenção, reparos, conservação e melhorias são de inteira responsabilidade da Prefeitura de Porto Velho. De acordo com o decreto 22.474, de 2017, a estrada pertence ao município. O Governo de Rondônia, por meio do DER, o contrato 0009.553.994/2019-09".
 
Segundo o texto, a ação é "parte de um termo de cooperação celebrado com o município por meio do convênio 007/PGM/2019, que beneficiou a Estrada do Belmont com a execução de 10 quilômetros de melhorias, sendo 5 quilômetros de pavimentação asfáltica e os outros 5 quilômetros com revestimento primário (encascalhamento)".
 
O DER ainda divulgou que "as obras referentes ao termo iniciaram no ano de 2020 e já foram entregues para a população. Lamentamos a situação da Estrada do Belmont. Sabemos das dificuldades a que se expõem as pessoas que transitam por esta importante estrada e nos sensibilizamos para que a Prefeitura assuma sua responsabilidade e faça urgentemente a recuperação da via".
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS