OFICINAS: Hildon Chaves começa celebração do Dia da Consciência Negra

Data comemorativa é 20 de Novembro, mas programação em Porto Velho começa nesta quinta-feira e termina no dia 25

OFICINAS: Hildon Chaves começa celebração do Dia da Consciência Negra

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A data comemorativa é celebrada no dia 20 de novembro , mas a Gestão Hildon Chaves ampliou as comemorações graças a articulação da primeira- dama do Município Ieda Chaves. 
 
Serão  desenvolvidas várias atividades sobre essa temática voltadas para o combate ao racismo e inclusão da população negra. 
 
A comemoração é realizada  pela Prefeitura de Porto Velho com o apoio de parceiros do Poder Público e da iniciativa privada.
 
No âmbito da administração municipal, a iniciativa será coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Família - Semasf - com a participação das pastas da Educação, Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Fundação Cultural e Superintendência de Integração Distrital.
 
De acordo com a secretária- adjunta da Semasf, Joelna Holder, o  cronograma comemorativo tem início nesta quinta - feira às 16h no Porto Velho Shopping, onde haverá apresentação cultural e oficinas com os temas : Saber Fazer Cultural Afro: trança ; Transições Capilares ,  aspectos psicossociais; Aplicação de Cílios, Maquiagem para a Pele Negra e Cuidados com os Cabelos.
 
Segundo  Elsie Shockness, técnica da Semasf , que coordena os trabalhos, terão oficinas ainda sobre Empreender no Segmento Beleza, Demonstração de Tranças e Penteados, Relações Étnicos Raciais na Internet, além de Penteados Nagô e Seus Significados. “As oficinas serão abertas ao público “, informou. 
 
Uma das principais oficinas será sobre racismo sutil. O mesmo se constitui por termos e expressões presentes no vocabulário da sociedade, que podem caracterizar um discurso preconceituoso por associar a negritude a fatos pejorativos. Um dos exemplos mais comuns é a coisa tá preta, quando se refere a uma situação negativa.  
 
Essas oficinas serão coordenadas pela Associação Filhas do Boto Nunca Mais que atua na Capital com ações voltadas para populações vulneráveis. A entidade , conforme a sua presidente Anne Cleyanne, coordenará também a feira de afro- empreendedoras que integra a pauta.
 
No dia 20 de novembro acontecem  algumas dessas oficinas na Praça Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado no bairro JK na zona leste. 
 
A programação sobre a Consciência Negra chega ao fim no dia 25 , com a realização de um painel ,  no V Congresso de Educação. 
 
Durante o evento ,educadores da rede municipal de ensino serão capacitados sobre essa temática.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS