A Controladoria-Geral da União (CGU) é um órgão público que tem a desafiadora missão de elevar a credibilidade do Estado por meio da participação social, do controle interno governamental e do combate à corrupção. Para cumprir as suas atribuições em nível nacional, a CGU tem representação nas capitais das 26 unidades federativas.
Nesta primeira semana de novembro, em reunião interna sobre alinhamento de diretrizes, competências e inicialização de planejamento para o exercício de 2022, alguns dados foram divulgados sobre o desempenho das unidades descentralizadas da instituição em 2020.
A Regional da CGU em Rondônia ficou em 1º lugar no critério relacionado ao Custo x Benefícios Financeiros ações executadas pelo Núcleo de Ação de Controle da CGU/RO com a recuperação de aproximadamente 57 milhões de reais. Ressalta-se que o valor do ativo recuperado apenas no exercício de 2020 paga todos os custos da Regional CGU RO por aproximadamente 45 anos.
O resultado alcançado é fruto de uma equipe formada por cinco servidores de carreira com o auxílio de outros colaboradores e com parcerias firmadas com órgãos federais e estaduais como Ministérios Públicos, Polícias Federais e Civil, Tribunais de Contas, Ouvidorias, Corregedorias e Controladoria Geral do Estado, entre outros.
Foco em resultados
Essa atuação tem como base as diretrizes da CGU voltadas a resultados, visando aumentar a eficiência do Estado e a qualidade da entrega à sociedade, fortalecendo o combate à corrupção e a recuperação de ativos, destacando que apenas uma secretaria da CGU sediada no órgão central de Brasília (Secretaria Federal de Controle Interno) teve uma recuperação de ativos em torno de 17 bilhões em 2020.
De acordo com o Superintendente da CGU em Rondônia, Miguel Maurício Kurilo, apesar dos desafios da pandemia, foi possível ao órgão entregar à sociedade um bom resultado.
“O ano de 2020 foi desafiador para todas as pessoas e também para as organizações públicas como um todo em razão da Covid-19. Então, é muito gratificante enxergar em números os benefícios que o órgão pôde trazer à sociedade com a nossa atuação. Precisamos valorizar o trabalho de todos os envolvidos nos resultados. Isso é sinal de cooperação mútua e comprometimento de servidores da CGU e de órgãos parceiros”, declarou.