Um grupo de camponeses que foi desalojado de uma área que ocupavam na região do distrito de Mutum-Paraná, em Porto Velho, fechou a BR-364, sentido Acre, desde o último sábado (23).
As informações que o
Rondoniaovivo recebeu são de que eles, antes estavam interrompendo o tráfego para pedir dinheiro para comprar alimentos. O grupo foi desalojado da área em que estava próxima à localidade chamada Mutum Velho, pela Polícia Militar, na última semana, como cumprimento de uma ordem judicial de desocupação de uma fazenda da região, conhecida como Galo Velho.
Dificuldades
A retirada dos posseiros tem sido alvo de críticas pela forma como está sendo conduzida e pelas denúncias de moradores da região. A Polícia Militar que está à frente do processo de desocupação da área, após a retirada das famílias, levou todos para uma escola na Vila da Penha. Cerca de 400 pessoas entre crianças, mulheres, idosos e adultos ficaram amontoadas no local.
As críticas são de que os posseiros foram retirados das áreas ocupadas e não tiveram qualquer apoio do Governo do Estado. Na escola onde foram alojadas as famílias, não foram distribuídos alimentos e nem qualquer tipo de assistência social. Muitos denunciavam que estavam passando fome no local.
Desdobramentos
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou à reportagem que a estrada foi liberada no começo da tarde desta segunda-feira (25).