DIA DO MÉDICO: Profissional destaca que é preciso compreender as necessidades do paciente

Dedicação total e compreensão de outras necessidades do paciente fazem parte da rotina dos profissionais

DIA DO MÉDICO: Profissional destaca que é preciso compreender as necessidades do paciente

Foto: Ilustrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O médico Janai Éber revela que a profissão exige dedicação total e que, muitas das vezes, é necessário estar preparado para ir além do receituário e compreender outras carências dos pacientes. “Ficamos diante de indivíduos fragilizados, que têm outras necessidades”, diz. Ele é um exemplo do profissional da saúde que é homenageado neste 18 de outubro, o Dia do Médico.
 
Historicamente, o profissional médico é tratado como doutor, tal o respeito que tem na sociedade. Além de cuidar das doenças, descobre também outras necessidades do paciente e preocupa-se com elas. “Precisamos estar prontos para cuidar do próximo e isto exige preparo espiritual. Muitas vezes o paciente precisa, também, de palavras de apoio”, reforça.
 
Estar pronto para ser profissional o tempo inteiro faz parte da rotina médica e isto fica evidenciado quando fazem o juramento em ato solene ao final da formação acadêmica.
 
Janai é médico regulador da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Seu ofício é exercido no Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (Drac). O setor é responsável pela filtragem das solicitações que chegam para posterior encaminhamento para as especialidades.
 
Janai Éber é médico regulador da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa)
 
 
Na regulação não vemos o paciente pessoalmente. Vemos documentos, mas precisamos entender as necessidades das pessoas através das informações que elas passam ao médico que fez o primeiro atendimento. E a experiência obtida no consultório ajuda muito”, explica ele.
 
Janai Éber é médico há dez anos. Natural de Porto Velho, criado no bairro Areal, formou-se pela Universidade Federal de Rondônia (Unir).
 
RECONHECIMENTO
 
O profissional médico tem o respeito da sociedade pela dedicação à saúde dos cidadãos, mas também porque está disposto a enfrentar qualquer obstáculo para que sua missão seja cumprida”, disse a secretária municipal de Saúde”, Eliana Pasini, ao cumprimentar a categoria e agradecer pelo fundamental envolvimento nas ações da secretaria.
 
Ela destacou que todos os profissionais da área médica da Semusa são dignos de reconhecimento por tudo o que fazem. “Faço minhas homenagens a todos, em nome da nossa secretária adjunta, Marilene Penati. Ela é pediatra e dedica todo seu conhecimento também como gestora à área da saúde”, concluiu.
 
A data tem origem cristã e foi escolhida em homenagem ao evangelista São Lucas, que também era médico.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS