PALESTRAS: UNIRON realizou a V Jornada Odontológica

Palestras abordaram a amplitude da carreira do profissional de Odontologia

PALESTRAS: UNIRON realizou a V Jornada Odontológica

Foto: ILUSTRATIVA

Nos dias 29 e 30 de setembro, o curso de Odontologia da UNIRON realizou a V Jornada Odontológica. Teve como objetivo o despertar dos nossos acadêmicos quanto ao leque de opções que o profissional poderá atuar após sua formação. O evento aconteceu no auditório da Unidade II - Shopping, com início às 19h, sempre respeitando os protocolos sanitários.
 
Na primeira noite, o Doutor Victor Hugo Ribeiro, dissertou sobre “Competências fundamentais para o novo mercado de trabalho Odontológico”. No dia seguinte, foi a vez dos Doutores José Marcelo Vargas Pinto e Paulo Roberto Marão de Andrade Carvalho, que abordaram respectivamente os temas “O dia-a-dia no Conselho Regional de Odontologia – RO” e “Pesquisa Científica – do Projeto a Publicação”.
 
De acordo com a acadêmica do 1º período, Amanda da Silva Vasconcelos, “a V Jornada Odontológica da UNIRON trouxe diversos conhecimentos, como os de pesquisas para o Trabalho de Conclusão de Curso, formas comportamentais no meio profissional, mas o principal de todos, foi saber que um cirurgião dentista não precisa estar voltado somente para um consultório”. 
 
A futura Odontóloga Janaina da Silva, que está cursando o 6º período, menciona: “foi muito gratificante participar da V Jornada Odontológica da nossa Instituição. Sabemos que ainda estamos engatinhando no curso de Odontologia, mas temos a melhor coordenadora para nos orientar nesses primeiros passos. Obrigado Fernanda Bijella por ser nosso guia”. 
 
Janaina ainda destaca que os palestrantes trouxeram informações além da Odontologia, repassando orientações para viabilizar trabalhos em diversas áreas, como nas pesquisas científicas por exemplo, além de mostrar a necessidade de ser um bom gestor e a importância de respeitar as normas e condutas éticas.
 
Fabiana Martins de Oliveira, que está cursando o 7º período, afirma, “a Jornada Odontológica é de suma importância para os acadêmicos, devido seu esclarecimento, desde a parte jurídica da profissão, sua ampla visão de áreas diferentes e métodos inovadores de tratamentos corriqueiros do consultório, até uma perspectiva distinta do habitual para nossa atuação depois de formados”.
 
Conforme enfatiza o palestrante Paulo, “o tema do qual realizei a palestra, teve a intenção de ir além da dimensão do ensino, agregando junto a pesquisa e a extensão, que são fundamentais para pensar as perspectivas e desafios da Odontologia no futuro no nosso estado de Rondônia”. 
 
“Na quinta jornada odontológica da UNIRON os acadêmicos puderam ampliar seus horizontes com relação à sua atuação profissional após a graduação, principalmente no que diz respeito ao empreendedorismo, área pouco explorada por cirurgiões-dentistas”, declara o docente do curso de Odontologia da UNIRON, Leonardo Fiori.
 
Além disso, segundo Leonardo, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a atuação do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia e o quanto ele é importante para a profissão. Outro tema abordado na Jornada foi a pesquisa científica e sua importância não só para os discentes, mas também para a comunidade em geral. 
 
Fernanda Bijella, que coordena o curso de Odontologia da UNIRON, “destaca a importância de desenvolver o espírito empreendedor nos discentes, além de ressaltar a abrangência e intensificação da fiscalização do Conselho Regional de Odontologia, Seccional Rondônia, junto aos profissionais”. 
 
Bijella, relembra ainda, a importância da sequência correta de documentação e as regras que envolvem a pesquisa dentro da atuação dos profissionais desta área. Por último, parabeniza a todos os participantes e agradece a colaboração do corpo docente da Odontologia e aos palestrantes que repassaram seus conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento dos nossos acadêmicos.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS