DIA DAS CRIANÇAS: Procon orienta consumidores sobre direitos e dicas para compras

Orientação do Procon é para que o consumidor fique atento às dicas para as compras neste Dia das Crianças

DIA DAS CRIANÇAS: Procon orienta consumidores sobre direitos e dicas para compras

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo de Rondônia, por meio do Programa de Orientação e Defesa do Consumidor de Rondônia (Procon) organizou e montou um programa especial de atendimento ao consumidor no Dia das Crianças, segundo informou nesta quarta-feira (6) o coordenador estadual, Ihgor Jean Rego, que alinhou uma série de orientações e dicas consideradas fundamentais na hora das compras.
 
Segundo Jean Regoe, o dia 12 de outubro historicamente é um dia marcado por um grande movimento no comércio em todo o País, e por isso o órgão de defesa do consumidor de Rondônia mantém-se atento com as equipes em todo Estado para orientar e coibir qualquer tentativa de abuso ou desrespeito aos direitos do consumidor.
 
Para isso o Procon elaborou um comunicado com dicas importantes para orientar nas compras on-line e presenciais, de modo que o consumidor esteja bem informado sobre seus direitos, a melhor forma e opção de brinquedo de compras para seus filhos.
 
DIREITOS E DICAS IMPORTANTES
 
O coordenador do Procon explicou que uma das principais dicas ao consumidor é em relação aos seus direitos. Segundo ele, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), em compras feitas fora do estabelecimento pela internet, o consumidor tem sete dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta sem precisar apresentar um motivo.
 
Já em relação às compras presenciais, o mesmo diploma legal prevê que os fornecedores (lojas) não têm a obrigação de realizarem trocas ou cancelamentos de compras, podendo haver a possibilidade de troca nos termos da empresa, o que deve ser acertado no ato da compra.
 
Com o objetivo de facilitar e orientar bem ao consumidor nas compras on-line, o Procon alinhou quatro recomendações básicas para os que vão às compras do Dia das Crianças, começando por fazer uma pesquisa de preços em diferentes lojas, considerando o valor do produto e do frete, e estipular um limite de gasto de acordo com o orçamento da família; observar o prazo de entrega, verificando se o presente chegará até o Dia das Crianças; informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa; e por fim, ficar atento se há alteração no preço informado inicialmente (da oferta inicial, passando pela colocação do produto no carrinho até o pagamento).
 
Da mesma forma, o consumidor deve ficar bastante atento na hora das compras presenciais e observar e conferir tudo. Segundo Jean Rego, ao escolher o presente, o consumidor deve considerar a idade, o interesse e a habilidade da criança e dar preferência a brinquedos educativos que estimulem a coordenação motora, a inteligência, a afetividade, a criatividade e a socialização, fatores muito importantes nesta escolha.
 
Outro aspecto importante no conjunto das orientações do Procon é quanto às informações do produto. De acordo com o coordenador do órgão é relevante saber que na embalagem do brinquedo devem constar a indicação da idade ou faixa etária, instruções de uso e de montagem, descrição exata dos itens inseridos, identificação do fabricante (nome, CNPJ e endereço) ou importador (caso o brinquedo seja importado), eventuais riscos que possam apresentar à criança e o selo de certificação do Inmetro. “Essas informações são fundamentais para resguardar os direitos do consumidor, e para o Procon na formalização de possíveis procedimentos para defesa do consumidor”, disse o coordenador do Procon.
 
Destaque-se que neste ano, em função da pandemia, muitos pais estão optando por comprar o presente do Dia das Crianças em lojas on-line. Por isso, além das orientações do Procon, o consumidor pode se informar conhecendo aqui a relação dos brinquedos mais procurados do mercado e respectivos preços.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS