RONDÔNIA: Sebrae participa de encontro para fortalecer a Identificação Geográfica do café

Quinze municípios participaram de encontro com o objetivo de solidificar a qualidade do café produzido no Estado para o desenvolvimento regional

RONDÔNIA: Sebrae participa de encontro para fortalecer a Identificação Geográfica do café

Foto: Divulgação

Rondônia se destaca quando o assunto é café. A Indicação Geográfica (IG) na espécie Denominação de Origem para o café das Matas de Rondônia – Robustas Amazônicos foi a primeira do Brasil do gênero a ser reconhecida pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e é um marco positivo para o desenvolvimento da cafeicultura de Rondônia.
 
E, com o objetivo de discutir a melhoria da produção do fruto e a valorização do café, o Sebrae em Rondônia participou no último sábado (03), em Cacoal, de encontro com cafeicultores, prefeitos e empresários do ramo da região.
 
“Nesse evento vamos descobrir juntos o que é uma Indicação Geográfica, esse é um processo que vai valorizar o café de Rondônia, um projeto que foi iniciado em 2016 entre o governo do Estado e o Sebrae, com valores divididos, e mais outros parceiros, entre eles a Embrapa e o Ministério da Agricultura, além de alguns parceiros privados Brasil afora. É um projeto com várias etapas, incluindo concursos, e tivemos a grata satisfação de descobrir excelentes cafés, como das comunidades indígenas. Depois começamos a participar da Semana Nacional do Café, onde Rondônia ganhou vários prêmios diferentes, e agora estamos na etapa final desse processo, que é para consolidar a identidade, a marca do café do Estado”, disse Daniel Pereira, superintendente do Sebrae em Rondônia.
 
Para José Jodan, vice-governador do Estado, a importância desse evento é ímpar para a produção do café da região. “A Indicação Geográfica dá parâmetros para os cafeicultores produzirem um café de melhor qualidade e traz orientação. Por isso, estamos muito felizes com esses encontros e essas reuniões que vêm fortalecer e trazer informações para os nossos produtores. Quero parabenizar todos os prefeitos que participaram desse encontro, o pessoal do Sebrae, porque é de suma importância essa organização para melhorar os cafés de Rondônia, e aproveitar e parabenizar todos que se inscreveram no Concafé para trazer uma rentabilidade satisfatória para todos”, disse o vice-governador. 
 
“Cacoal é a capital do café, e hoje estamos felizes por sediar esse evento na base da produção do café do Estado de Rondônia, e aqui estamos fazendo a união entre 15 prefeitos para avançar cada vez mais. Estamos trabalhando para melhorar carreadores e estradas, substituição de pontes, além de equipamentos e maquinários para entrarmos com a parte técnica, ajudando o produtor a fazer o seu tanque de irrigação. Tudo isso está dentro dos objetivos da Secretaria de Agricultura do município, e queremos compartilhar com os outros prefeitos do Estado o que está dando certo em Cacoal”, afirmou Adailton Fúria, prefeito de Cacoal.
 
Para Ezequías Braz Neto, presidente da Câmara Setorial do Café de Rondônia, o Estado foi presenteado por Deus. “Temos um café diferente, pois nosso café, devido ao clima e às nossas matas, é mais graúdo, com mais cafeína, com menos acidez, e é um café que o mundo inteiro provou, bebeu e gostou, então sem dúvida é um produto diferenciado dos outros Estados”, afirmou Braz Neto.
 
“Fui convidada pelo Sebrae para dar uma palestra aqui em Cacoal e falar sobre a realidade da IG da nossa região, que fizemos em 2007 e tivemos que evoluir bastante. Aqui em Rondônia acabaram de conseguir a Indicação Geográfica do café, e este evento é para mostrar a força que a cafeicultura traz para a região, o desenvolvimento. Falamos sobre minha experiência nesse ramo”, concluiu Flávia Lancha, cafeicultora da região da Alta Mogiana (SP).
 
Para saber mais sobre as ações do Sebrae, acesse o site ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130-5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, nos perfis do Sebrae RO
 
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS