UNIRON: Parceria entre acadêmica e Professora contribuiu para publicação de artigo

Publicação versa sobre o tráfico internacional de mulheres para fins de exploração sexual

UNIRON: Parceria entre acadêmica e Professora contribuiu para publicação de artigo

Foto: Divulgação

No mês de agosto do corrente ano, a acadêmica do curso de Direito da UNIRON, JéssycaStefany Ferreira da Silva, orientada pela ProfessoraLuciane Lima Costa e Silva Pinto, publicou o artigo, “Tráfico Internacional de Mulheres para Fins de Exploração Sexual: Uma Forma Moderna de Escravidão”, na Revista Eletrônica DêCiência em Foco.
 
A publicação abordou a respeito do tráfico internacional de mulheres para fins de exploração sexual. Para entender melhor o assunto, a autora analisou a história e a legislação, bem como os dados atuais, verificando o que o Estado de Rondônia tem feito para combater esse crime. 
 
O tráfico internacional de mulheres para fins de exploração sexual é uma prática rotineira, poucas são as políticas públicas para evitar e combater esse que é um dos piores crimes contra a humanidade.
 
A autora fez uma pesquisa básica, qualitativa e quantitativa, a partir de revisão da literatura e dos dados disponíveis, objetivando gerar conhecimentos sobre o tráfico de mulheres. Cabe enfatizar que o tráfico de pessoas é um dos negócios ilegais mais rentáveis do mundo, perdendo apenas para drogas e armas. 
 
Foi um tema escolhido no começo do curso de Direito, para mostrar a importância de falarmos sobre o tráfico de pessoas, em especial de mulheres, pois acontece frequentemente e não tem tanta visibilidade e políticas de prevenção”, declara Jéssyca. 
 
Para Stefany, a publicação é importante, pois mostra também o seu crescimento como acadêmica e por homenagear ao amigo e padrasto Francisco Matias dos Santos, pelo incentivo recebido, que inclusive resultou na citação do seu nome no texto e a sua orientadora Luciane Pinto pelo apoio para o desenvolvimento da produção científica.
 
Para a docente Luciane, “o artigo foi um esforço preliminar na busca de conhecer sobre a exploração sexual na nossa região e no nosso estado. E a partir dele nortearmos outros estudos para compreender a proteção de meninas e mulheres, possíveis vítimas de tráfico, crianças e adolescentes para fins de exploração sexual”.
 
Por fim, faz questão de lembrar que este trabalho contou com a parceria do saudoso Professor Matias, falecido por Covid no começo de 2021 a quem dedica essa publicação.
 
Para o Coordenador do curso de Direito da UNIRON, Professor Cesar Jacques, é sempre muito gratificante ver acadêmicos e egressos do curso se destacarem nas publicações, sobretudo em temas tão carosà nossa sociedade, como o presente artigo. Conforme enaltece, “é mais que um trabalho científico, trata-se de um trabalho social”!
 
A Revista DêCiência em Foco é uma publicação eletrônica, ISSN 2526-5946, que tem como objetivo a divulgação de artigos científicos dos acadêmicos, egressos, Professores e Pesquisadores Docentes da Comunidade Científica. A Revista é produzida pela UNINORTE e UNIRON. 
 
Ficou interessado no artigo? Acesse o link.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS