Na manhã desta segunda-feira (20), uma ação da Receita Federal apoiada pela Polícia Rodoviária Federal esteve em várias lojas do Centro de Porto Velho.
O
Rondoniaovivo recebeu de um internauta um vídeo mostrando que era o fechamento de uma loja na 7 de Setembro, próxima à Rua Marechal Deodoro, mas o delegado da Receita Federal em Porto Velho, Murilo Cerqueira Xavier, negou a informação e disse que essa é uma ação rotineira.
“São atividades que realizamos de tempos em tempos. Essa é a Operação Iclose, que verifica a procedência das mercadorias comercializadas e se há crimes, como contrabando, descaminho e sonegação de impostos. Neste primeiro momento, são apenas visitas para verificar documentação e os produtos. Depois disos, é que vêm notificações, multas e apreensões”, falou ele.
Detalhes
Segundo Murilo, as fiscalizações da Receita Federal são importantes para proteger o consumidor de produtos de qualidade duvidosa, além de garantir a arrecadação de impostos para manter os serviços públicos.
“Sempre verificamos produtos muito utilizados pela população, como brinquedos, roupas, peças e eletrônicos. Então, é importante a gente contar com o apoio de todos para garantir que o consumidor compre um produto de qualidade, com preço justo. Sem contar que estamos protegendo até mesmo a economia nacional, por meio da concorrência leal entre nossos produtos e os importados”, destacou.
De acordo com o delegado da Receita Federal, a Operação Iclose não tem prazo para acabar, mas que existe a possibilidade de desdobramentos, caso sejam encontradas irregularidades nas empresas visitadas.
“Sempre damos a oportunidade dos empresários e comerciantes se defenderem. Depois que esse processo todo acontece, é que entramos em ação com as medidas previstas em lei”.