SUA SAÚDE: Enfermeira explica propriedades do chá de hibisco

SUA SAÚDE: Enfermeira explica propriedades do chá de hibisco

Foto: Divulgação

Você já ouviu falar do chá de hibisco? Ele é conhecido principalmente pelas pessoas que buscam perder peso, porém a bebida possui inúmeros outros benefícios para a saúde.
 
Para conhecer melhor essas propriedades do chá de hibisco, acompanhe a entrevista com a enfermeira Ausilene Silva que trabalha na Life Natural - empresa de suplementos naturais:
 
 
Para quem é indicado o chá de hibisco?
 
Ausilene: O chá de hibisco ficou muito conhecido por quem quer perder peso. Mas, devido as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a bebida é indicada para aquelas pessoas que não abrem mão do bem-estar e de qualidade de vida.
 
Quais os principais benefícios que o consumo do chá de hibisco traz para a saúde?
 
Ausilene: O chá pode ajudar a diminuir a pressão arterial devido as antocianinas encontradas no hibisco, que são responsáveis pelos efeitos anti-hipertensivos. Outro benefício é que o consumo regular do chá de hibisco reduz os níveis de colesterol no sangue e os triglicerídeos em pessoas com diabetes e síndrome metabólica, conjunto de doenças relacionadas a obesidade e aumento da pressão, colesterol e glicemia. E ainda, o consumo do chá de hibisco melhora a saúde do fígado, pois aumenta as enzimas desintoxicantes e reduz os danos ao órgão.
 
E como o chá de hibisco pode ser benéfico para a boa forma?
 
Ausilene: O chá de hibisco ajuda a evitar a retenção de líquido. O corpo humano pode reter água em excesso, causando inchaços que incomodam bastante. O chá de hibisco é rico em quercetina, substância que possui ação diurética, ou seja, aumenta a produção da urina ao longo do dia. Seu consumo, elimina assim, uma maior quantidade de toxinas e de água retida pelo corpo.
 
E como o chá pode ser um auxiliar no controle de peso?
 
Ausilene: Um dos benefícios mais conhecidos do chá de hibisco é contribuir para a perda de peso. Algumas pesquisas indicam que o chá foi capaz de reduzir a criação de células de gordura, ou seja, evita o acúmulo de gordura no corpo. Dentre as substâncias antioxidantes presentes no chá estão os flavonoides e antocianinas, que contribuem para evitar esse problema. Ao diminuir este processo, o chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e nos quadris. O hibisco também bloqueia a produção de amilase, uma enzima que transforma o amido em açúcar. Lembrando que para que o chá de hibisco seja efetivo na redução de peso é importante vincular o consumo a um plano alimentar equilibrado, além da prática frequente de atividade física.
 
Existe alguma contraindicação ao consumo do chá?
 
Ausilene: O chá de hibisco reduz os níveis de estrogênio no organismo, por isso, não é indicado para pessoas que fazem terapia de reposição hormonal (TRH) ou tomam pílulas anticoncepcionais. Além disso, ele também altera a fertilidade, pois inibe a ovulação temporariamente. Por ter ação diurética, o chá de hibisco causa eliminação contínua de potássio e outros eletrólitos, não se tornando recomendável para pessoas com doenças cardíacas grave, que necessitam de níveis adequados desse mineral.
 
Na Life Natural, é possível encontrar o chá de hibisco?
 
Ausilene: A Life Natural possui o chá de hibisco solúvel com colágeno hidrolisado que vai ajudar na firmeza da pele no processo de emagrecimento. E o hibisco em cápsulas com vitamina C para ajudar na imunidade.
Direito ao esquecimento

Qual dos deputados federais de Rondônia, você considera mais atuante no Congresso Nacional?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública.

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS