COVID-19: Rondônia é o segundo Estado com menos óbitos no Brasil

Nacionalmente, só fica atrás do estado do Ceará, com 68% de redução

COVID-19: Rondônia é o segundo Estado com menos óbitos no Brasil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Medidas estratégicas adotadas pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) levaram o Estado ao 2º lugar no ranking brasileiro com menos óbitos por covid-19. O levantamento foi feito pelo Consórcio de Veículos de Imprensa, e considera a variação da média dos últimos sete dias em relação à média de duas semanas anteriores.
 
Rondônia registrou 62% de queda na quantidade de mortes pela doença, o que o deixa em 1º lugar na região Norte com menos óbitos. Nacionalmente, só fica atrás do estado do Ceará, com 68% de redução.
 
 ‘‘O Governo de Rondônia fez além das suas competências legais para ajudar os municípios, e toda população no enfrentamento à pandemia’’, considera o secretário da Saúde, Fernando Máximo.
 
Drive-thrus de testagem rápida para covid-19 contribuíram para quebra da cadeia de transmissão de vírus
 
O secretário pontuou ainda que das diversas medidas adotadas pela Sesau, duas são consideradas essenciais para que o Estado conseguisse amenizar os impactos da pandemia para os rondonienses. ‘‘A primeira delas são os drive-thrus de testagem rápida para covid-19, com isolamento dos casos positivos, quebrando a cadeia de transmissão de vírus; e a segunda ação foi a criação da operação “SOS Vacinação”, que apesar não ser atribuição do Poder executivo vacinar, o governador Marcos Rocha nos orientou a socorrer os municípios com dificuldades, e assim fizemos, quebrando o recorde de vacinação nas cidades que fizemos a ação’’.
 
A vacinação é responsabilidade dos Municípios, enquanto o Governo de Rondônia recebe e distribui os imunizantes, mas em Rondônia o apoio do Estado às prefeituras permitiu ampliar a população vacinada.
 
‘‘Nós pedimos para que a população continue vacinando, usando máscara, e evitando aglomerações’’, orienta Fernando Máximo.
 
No panorama nacional, Rondônia aparece junto com mais 16 estados com queda no número de óbitos por covid-19. Outros seis mais o Distrito Federal estão em instabilidade e três estados apresentam alta de casos. Conforme o último Boletim Covid de Rondônia, o Estado registrou 263.586 casos; destes a maioria são pacientes recuperados, 255.874 (97,07%) e 6.481 óbitos (2,46%).
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS