RESPONDEU: Detran diz que irá comprar tendas e alugar banheiros para candidatos em local de provas

Órgão rebateu acusações dos candidatos, além de dizer que não oferece água aos alunos devido a pandemia

RESPONDEU: Detran diz que irá comprar tendas e alugar banheiros para candidatos em local de provas

Foto: Divulgação

O Rondoniaovivo noticiou no início da semana, relatos das más condições do espaço onde são realizados os exames práticos de categoria B (carro) do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO), em Porto Velho. O local fica na rua Preciosa, Jardim Eldorado, zona Sul.
 
De acordo com algumas pessoas que prestaram os testes, o espaço é improprio, insalubre e sem qualquer tipo de conforto para quem precisa se submeter as provas práticas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
 
Um exemplo são as mulheres. Algumas alunas contaram à nossa reportagem que o Detran não oferece estrutura necessária. Segundo elas, não há banheiros, bebedouros, sala de espera e outros serviços, para a realização da prova. 
 
Além disso, alguns candidatos temem a violência no local. Eles disseram que devido ao longo tempo que ficam esperando pela prova se sentem inseguro, pois, não há qualquer tipo de proteção, deixando-os vulneráveis para a ação de bandidos. 
 
Respostas 
 
Rebatendo às afirmações dos candidatos, o Detran enviou uma resposta ao Rondoniaovivo, afirmando que um processo de licitação foi aberto para a compra de tendas e aluguel de banheiros químicos. 
 
Estamos com processo licitatório para aquisição de mais tendas, bem como analisando aditivo em contrato de locação de banheiros químicos, e construção da pista de teste do Detran/RO nessa capital, esta nos últimos ajustes antes da licitação”, garantiu o órgão.
 
O departamento negou a longa espera no local de prova e afirmou que o tempo estimado para a realização do exame de categoria B (carro), é de no máximo duas horas. 
 
Como o exame de categoria B ocorrem em duas etapas, a 1º de balizar dentro do horário estipulado a cada CFC ocorre em menos de 01 hora e neste loca dispomos de banheiro químico, tendas e segurança (local fechado), já na etapa de percurso, a Rua Preciosa no Jardim Eldorado, serve tão-somente, como ponto de início da etapa de rua, conforme prevê a legislação, e nesse local o prazo máximo de espera é de 01 hora”, diz um trecho da nota.
 
Sobre a falta de bebedouros de água no espaço, o Detran culpou a pandemia. “O momento pandêmico, recomenda que cada examinador e instrutor tenha sua própria garrafa d”água, bem como cada candidato deverá ser orientado da mesma forma”.
 
Quanto a questão da falta de segurança no local, o Detran se omitiu de responder.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS