CÃES E GATOS: Vacinação Antirrábica deve imunizar mais de 40 mil animais

A campanha começa no dia 25 de setembro

CÃES E GATOS: Vacinação Antirrábica deve imunizar mais de 40 mil animais

Foto: Divulgação

A Campanha de Vacinação Antirrábica de 2021 para cães e gatos começa a partir do dia 25 de setembro, com uma ação que será realizada na Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ), das 7h30 às 17h30.
 
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a meta é imunizar mais de 40 mil animais em um dia. “Temos que criar, em um curto espaço de tempo, uma barreira imunológica para evitar que o vírus rábico venha acometer os animais domésticos”, disse o Thiago Martinho, gerente da DCZ.
 
A Campanha de Vacinação Antirrábica tem como propósito, por meio da vacinação em massa de cães e gatos, bloquear o foco epidemiológico, evitando um surto coletivo da doença, conforme preconiza o Programa Nacional de Vigilância e Controle da Raiva no Brasil.
 
Thiago Martinho, gerente da Divisão de Controle de Zoonoses
 
Em Porto Velho, o cenário é controlado, além das campanhas de vacinação, a Prefeitura mantém a vacinação de rotina. De segunda a sexta-feira, as equipes da Divisão de Controle de Zoonoses estão de prontidão para atender os pets.
 
E não é somente a vacina que protegerá o animal do vírus rábico, também é necessário que eles fiquem isolados de áreas onde existem morcegos hematófagos (desmodus rotundus), responsáveis por transmitir o vírus para diferentes espécies de animais domésticos como bovinos, equinos, caprinos, entre outros.
 
O gerente informa ainda que a DCZ não resgata, remove ou abriga animais, apenas captura aqueles que podem oferecer risco de doenças com alta capacidade de transmissão entre animais e seres humanos.
 
A Divisão de Controle de Zoonoses está situada na Av. Mamoré, nº 1.120, no bairro Lagoinha.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS