AJUDA: Distribuição de marmitas para moradores de rua é encerrada em Porto Velho

Arquidiocese de Porto Velho alegou fim do convênio com a Prefeitura de Porto Velho; Semasf diz que atendimento continua em outro local

AJUDA: Distribuição de marmitas para moradores de rua é encerrada em Porto Velho

Foto: Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No último dia 24 de agosto (terça-feira), a Arquidiocese de Porto Velho encerrou o projeto “É Tempo de Amar e Servir”, que distribuía marmitas para dezenas de moradores de rua da cidade. O motivo seria o fim do convênio com a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).
 
O ponto de atendimento era na Paróquia Sagrada Família, localizada ao lado do Campo do 13, na Rua Buenos Aires, bairro Nova Porto Velho. 
 
Segundo números da própria Arquidiocese, em 500 dias de duração (incluindo domingos e feriados), com média de recepção diária de 180 pessoas, estima-se 70 mil pessoas foram beneficiadas apenas com distribuição de refeições. 
 
 
 
Ainda havia lavagem de roupa, oferta de banho, doação de roupas, tratamento de dependência química, corte de cabelo, encaminhamento espiritual, jurídico, psicológico, médico e outros, totalizando aproximadamente 100 mil atendimentos diversos.
 
De acordo com a Arquidiocese da capital, as ações eram realizadas com a mobilização de voluntários, organizados em equipes diárias, com média de 15 a 20 pessoas por dia, além de servidores municipais.
 
Poder público
 
O Rondoniaovivo procurou o secretário municipal de Assistência Social e Família, Claudi Rocha, que comentou que a Semasf foi comunicada pela Arquidiocese que esta não queria renovar a parceria. 
 
“A própria Arquidiocese nos comunicou por ofício, que não queria continuar com o convênio, que não teriam mais possibilidade. Não entendemos o motivo, pois pagávamos a água e a luz da Paróquia. Ainda fornecíamos os 180 marmitex, os quatro banheiros, já que não podiam usar os banheiros da Sagrada Família. Às vezes faltavam alguns EPIs, como luvas cirúrgicas, e nós fornecíamos. O que me disseram foi que queriam levar o projeto ‘Levanta-te e Anda’ sozinhos”.
 
Claudi ainda informou que o atendimento à população de rua continua em outro local.
 
“Mudamos a estrutura lá para o CREAS (Centro Especializado de Atendimento de Assistência Social) localizado na Avenida Rio Madeira. Também estamos vendo outras possibilidades para ampliar esse apoio à essa parcela da sociedade”, disse o titular da Semasf.
 
Igreja
 
Em nota enviada ao Rondoniaovivo, a Arquidiocese de Porto Velho informou que “diante do encerramento do convênio com a Prefeitura de Porto Velho, enquanto Igreja, a Arquidiocese achou viável a retomada do ‘Projeto Levanta-te e Anda’, que já atendia às pessoas em situação de rua antes da pandemia, dando continuidade ao trabalho de zelo, cuidado e vida digna para os irmãos e irmãs”. 
 
 
 
O texto ainda “agradece a Prefeitura de Porto Velho pela parceria junto a Paróquia Sagrada Família e também a comunidade Nossa Senhora Aparecida, localizada na Vila DNIT, na qual era realizada o abrigo provisório. Nossos agradecimentos à Paróquia Sagrada Família pela generosidade da disponibilidade do espaço e envolvimento dos membros das pastorais, e entre padres, religiosas, seminaristas, leigos e leigas, e todos os voluntários, doadores, sem os quais não seriam possível a realização do projeto”. 
 
A  Arquidiocese ainda destaca que “é importante ressaltar que as ações caritativas e de assistência às famílias em vulnerabilidade social continuam na Paróquia Sagrada Família, bem como em outras paróquias”.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS