Um terremoto, de magnitude de 7,2 da escala Richter, foi registrado no Haiti no último sábado (14). Os tremores ocorreram próximo à cidade de Saint-Louis-du-Sud, localizada a cerca de 160 quilômetros da capital haitiana, Porto Príncipe. Essas informações são do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).
A tragédia provocou o desabamento de dezenas de milhares de prédios no país mais pobre das Américas, e que ainda se recuperava de outro tremor causado há 11 anos, onde morreram mais de 200 mil pessoas.
Nesse último tremor, até o momento, quase duas mil mortes já foram contabilizadas e cerca de nove mil pessoas ficaram feridas. Quanto aos danos materiais foram 37.312 casas destruídas e 46.913 outras ficaram danificadas.
AJUDA
O país já vinha enfrentando uma crise política devido ao assassinado do presidente, Jovenel Moise, caos econômicos e gangues dominado áreas inteiras do país, viu as coisas piorarem. Quem escapou do terremoto passou a viver nas ruas, sem qualquer tipo de amparo, alimento ou medicamentos.
Na capital rondoniense, há uma comunidade haitianos que veio para o Estado, fugindo os problemas causados pelo primeiro terremoto. Sensibilizado com essa situação atual, o membro fundador da Associação dos Haitianos em Porto Velho (ASSHAPO) e tesoureiro, Charlot Jn Charles, resolveu lançar uma campanha de arrecadação de recursos para serem usados no apoio à essas pessoas que estão necessitando de ajuda, nesse pequeno país caribenho.
Charlot explicou que quiser ajudar com qualquer quantia em dinheiro, poderá fazê-lo através de contas no Banco do Brasil e Itaú.
“Todo o dinheiro recebido será transferido para o Wester Union e utilizado para compra de alimentos, colchões, tendas e outros produtos que podem ajudar a superar esta situação”, declarou.
As doações, podem ser feitas através de depósito bancário ou PIX, nas seguintes contas:
Banco do Brasil
Agência: 0102-3
Conta corrente: 70-923 9
PIX - CPF: 860 288 470 20
Banco Itaú
Agência: 6389
Conta corrente: 24280-8
PIX - Celular: 69984793883
(Nome: Charlot Jn Charles)