O número de focos de incêndio no estado de Rondônia nesta manhã de segunda-feira(16), é de 1793 locais com queimadas. Isso é o que aponta o site
Monitoramento Rural, que está em parceria com o
Rondoniaovivo, divulgando em tempo real a quantidade de incêndios que atinge nosso Estado.
Mais uma vez, Porto Velho segue na liderança dos incêndios, com o registro de 696 locais pegando fogo. Em seguida, está Candeias do Jamari, com 349 focos; e Cujubim com 346 registros de fogos.
Devastação
Já os municípios com menos focos de incêndios, segundo levantamento do Monitoramento Rural são: Jaru com 2; Campo Novo de Rondônia (3); Alta Floresta do Oeste (3); e Seringueiras (3).
Outra triste constatação é que a maior parte dessas queimadas está ocorrendo em áreas de preservação ambiental ou terras indígenas que deveriam estar protegidas. O pior é que os danos ambientais causados, em muitas situações, são irreversíveis.
Cabe aos órgãos de fiscalização ambiental como Ibama, ICMbio e os estaduais serem restruturados para aumentar a fiscalização em cima de quem queima a mata. Por outro lado, campanhas de conscientização junto à população sobre os perigos do fogo nessa época do ano precisam ser intensificadas. Do contrário, estaremos fadados a todos os anos assistirmos a esse triste espetáculo das florestas sendo incendiadas.
Confira em tempo real a plataforma do Monitoramento Rural: