PRECAUÇÃO: Município e Estado debatem estratégias para reduzir acidentes de trânsito

Nos dois últimos meses foram implantadas mais de 500 placas de trânsito além de campanhas de conscientização

PRECAUÇÃO: Município e Estado debatem estratégias para reduzir acidentes de trânsito

Foto: Simulação de acidente com vítimas feridas

 

Técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) se reuniram na quarta-feira (28) para fortalecer a parceria e definir políticas relacionadas aos acidentes de trânsito. As providências serão acrescentadas a outras, da Prefeitura Municipal, já em andamento.
 
Uma das propostas apresentadas é a realização de mais programas de conscientização da população da capital e dos distritos sobre os acidentes de trânsito. Como parte destes esforços, a Prefeitura Municipal realizará, no próximo dia 8 de agosto, em Jaci-Paraná, uma simulação de acidente com vítimas feridas.
 
SIMULADO
 
Segundo Raymisson de Souza, gerente do Samu, a Prefeitura de Porto Velho faz a sua parte na prevenção aos acidentes de trânsito. Ele destaca como exemplo a campanha “Sinal do SAMU Salvando Vidas”, que é o resultado de iniciativas dos profissionais que trabalham no serviço de urgência.
 
Ainda de acordo com o gerente do Samu, acidentes envolvendo carros e motocicletas são os mais frequentes. A maioria acontece nos bairros da zona leste da cidade e nos horários de pico. Nesta região, foram 93 as ocorrências em maio e 95 em junho. Só colisões entre motocicletas foram anotados 23 casos em maio e 29 em junho.
 
Agente de trânsito orienta sobre o funcionamento dos bolsões de motociclistasAgente de trânsito orienta sobre o funcionamento dos bolsões de motociclistas
 
“Observamos que em junho o aumento das ocorrências foi mais significativo”, afirma o gerente do Samu, Raymisson de Souza. “O fenômeno”, acrescentou, “é motivo de debates no Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes de Trânsito, na Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) e no Detran”.
 
Os esforços do município para reduzir o índice de acidentes nas ruas da cidade incluem atividades desenvolvidas pela Semtran através das ‘blitz’ educativas e ‘pit stops’, que são feitos na cidade e distritos. Em outra vertente das iniciativas é reforçada a sinalização das vias. Só nos dois últimos meses foram implantadas mais de 500 placas, além da sinalização horizontal nos cruzamentos.
 
No decorrer deste mês, a Semtran também reforçou a segurança de pedestres e condutores de veículos orientando sobre o funcionamento dos bolsões de motociclistas, que foram instalados em diversos pontos da cidade.
 
Para o mês de agosto, está sendo preparada uma campanha educativa para orientar sobre o uso das faixas de pedestres. Outras iniciativas educativas serão realizadas durante o mês, inclusive nos distritos.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS