A ciência e a tecnologia são grandes motores para o desenvolvimento em diversos setores, inclusive do agronegócio. À medida que a agricultura e pecuária foram se desenvolvendo a necessidade de novas tecnologias foram surgindo, de modo que a utilização delas se tornaram indispensáveis.
Além de proporcionar uma maior eficácia em todo o processo do plantio aumentando o nível de produtividade, qualidade e retorno econômico, gera a diminuição dos impactos ambientais.
Diante dos desafios apresentados pela Região Amazônica além da necessidade de suplementar a carência, o Banco da Amazônia (Basa) disponibiliza linhas de crédito voltadas para a inovação, tecnologia e pesquisa na busca por alternativas para a biodiversidade amazônica.
De acordo com o superintendente regional de Rondônia, Diego Campos, não há como apresentar soluções para o fomento de atividades econômicas sustentáveis na região sem incentivar e financiar o uso de tecnologias.
O superintendente informa que os recursos do FNO devem estar voltados ao financiamento dos setores produtivos da indústria, agroindústria, agropecuária, mineral, turismo, comércio e prestação de serviços, inovação, tecnologia e produtos essenciais da biodiversidade, seguidos pelo apoio à infraestrutura econômica da região, com projetos voltados à logística, saneamento, água e esgoto.
De acordo com o Plano de Aplicação de Recursos do BASA para 2021, disponível no site da Instituição, há a linha de crédito
FNO Amazônia Rural que oferece financiamento para projetos que objetivam implantar objetos de difusão tecnológica, automação na avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite.
“Projetos de irrigação e drenagem agrícolas componentes da agricultura de precisão, equipamentos, máquinas e demais tecnologias e métodos de produção que dinamizam e modernizam a produção que incorporem tecnologias mitigadoras de impactos ambientais, entre outros”, afirma o documento.
Ainda segundo o Plano de Aplicação, dentro dos programas FNO Pronaf, FNO Amazônia Rural, FNO Amazônia Empresarial e FNO Infra, há as linhas verdes a exemplo do FNO Empresarial, Ciência, Tecnologia e Inovação – FNO C,T&I.
Esta linha financia atividades para o setor da agroindústria, indústria, turismo e comércio e oferece apoio a desenvolvimento tecnológico, aprimoramento de produtos, desenvolvimento de novos serviços entre outros.
O prazo para investimento em empreendimento de Ciência, Tecnologia & Inovação é de até 15 anos, incluindo o período de carência de até 5 anos, podendo ser elevado a até 20 anos no caso de empreendimentos considerados de alta relevância, desde que devidamente justificado no projeto.
Os interessados em adquirir os recursos anunciados podem acessar o aplicativo
simulador do FNO que permite que os usuários simulem suas necessidades de crédito. O aplicativo está disponível nos sistemas iOS e Android para celulares, tablets e desktop.
Também podem se dirigir a uma das agências do Banco da Amazônia ou acessar o site
www.bancoamazonia.com.br para mais informações sobre como obter financiamento com os recursos da instituição.