A Prefeitura de Porto Velho participa do movimento Acampamento Verde, que leva trabalho integrado e articulado aos distritos da região de Ponta do Abunã com políticas públicas de desenvolvimento socioambiental. A jornada iniciou na manhã desta sexta-feira (23). Um grupo de 50 pessoas vai fazer o trabalho durante dez dias.
Órgãos e instituições participam das iniciativas do movimento. A Ponta do Abunã é formada por distritos localizados na divisa com o estado do Acre. Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Alexandro Miranda Pincer, uma estrutura foi montada para atender os moradores dos distritos.
“Levamos atividades de educação ambiental, que ganham importância pelo momento de pandemia e da estiagem na região, tempo propício para a ocorrência das queimadas”, disse.
Os fiscais da Sema vão orientar o manejo de pastagem sem necessidade de fogo nos distritos de Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia.
A campanha contra as queimadas “COVID MATA. Queimada e COVID matam muito mais” é desenvolvida desde março deste ano, no âmbito do município. Neste período foram anotadas mais de 150 denúncias de queimadas.
Alexandro Miranda Pincer, secretário da Sema
A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) vai levar iniciativas de cidadania como a emissão de documentos e informações sobre benefícios sociais. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) será responsável por exames de tipagem sanguínea, glicemia, testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite e Covid-19. A Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD) dará suporte às ações.
PLANO
O Acampamento Verde faz parte do Plano Integrado de Prevenção e Combate a Queimadas e Incêndios Florestais do Governo do Estado.
Participam do Acampamento Verde a Prefeitura de Porto Velho, Emater, Corpo de Bombeiros Militar, Eletrobrás e o Grupo Ser Educacional.