ERA DIGITAL: Marketing jurídico é uma realidade no âmbito da advocacia

A advogada e pré-candidata à presidência da OAB/RO concedeu uma entrevista ao Conexão Rondoniaovivo

 

A pandemia causada pela covid-19, mudou a realidade e a forma de trabalhar de vários setores econômicos em todo o país. Um deles foi o da advocacia. 

 
Para falar um pouco sobre as adaptações, a advogada e pré-candidata à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Zênia Cernov, foi a convidada para participar do programa Conexão Rondoniaovivo da última quarta (21). 
 
No decorrer da conversa, com o jornalista Ivan frazão, Zênia Cernov, comentou sobre o salto tecnológico no ramo, novas formas de trabalhar e a atuação da mulher na advocacia.
 
Em relação às mudanças, ela enfatizou a importância da transformação nos dias atuais e o quanto isso gerou pontos positivos. "Com as novas tecnologias, a informatização jurídica deu mais facilidade ao acesso à informação e abriu portas para conhecer melhor o direito", diz Zênia.
 
Ela explica que além dos advogados conseguirem dominar vários assuntos, a população pode conhecer melhor os seus direitos. 
 
 
MUDANÇAS
 
 
Referente a chegada da pandemia, a advogada comentou que o setor foi bastante afetado. 
 
Durante todo o período pandêmico alguns advogados precisaram de auxílio e apoio para se manter. Por que, logo no início, as portas do judiciário tiveram que ser fechadas e isso reduziu o resultado dos processos. Devido a situação, muitos escritórios também fecharam em Rondônia e vários outros estados”, diz. 
 
Mas por outro lado, ela afirmou que a área de direito teve que avançar de alguma forma. Os operadores do ramo tiveram que pensar em inovação.
 
"O que estava previsto para ocorrer em alguns anos, foi feito em semanas. Foram permitidas a virtualização completa das audiências e dos processos", comentou. 
 
A pré-candidata à presidência da OAB, falou que Rondônia só não foi mais afetada, devido a maioria dos processos serem eletrônicos. Pode ser feito um alvará ou uma audiência virtual e ter resultados significativos. 
 
“Rondônia está na frente de muitos estados em termo de informatização. Tem sido bastante difícil, mas a tecnologia ajuda bastante nesse termo”, declarou.
 
INVESTIMENTOS
 
Zênia acredita que a categoria precisa se preparar para um futuro ainda mais inovador. “Investir em soluções tecnológicas, talvez, seja a chave para o caminho. O advogado vai ter que se adaptar às tecnologias e a advocacia à essa nova forma de advogar”, previu.
 
Um exemplo de inovação é o marketing jurídico que foi liberado recentemente. “O advogado hoje em dia, já pode fazer uma publicidade de apresentação e de conteúdo, e, essa é uma excelente oportunidade”, falou. 
 
 
MULHER NA ADVOCACIA
 
A advogada acredita que o verdadeiro movimento de transformação, são as mulheres estarem empatadas em números com os homens dentro da OAB. “As mulheres vêm em igualdade com os homens e estão tendo um poder de voz muito maior, o que era raríssimo antigamente”, finalizou. 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS