PREVENÇÃO: Operação intensifica ações de fiscalização e enfrentamento à covid-19

Estabelecimentos que funcionavam sem alvará foram interditados na ação

PREVENÇÃO: Operação intensifica ações de fiscalização e enfrentamento à covid-19

Foto: Divulgação

Em Porto Velho, a “Operação Prevenção”, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), busca garantir o cumprimento das medidas de enfrentamento à covid-19,  estabelecidas Decreto Estadual N° 26.163, e  no Decreto Municipal nº 17.364, que classificou a Capital na fase amarela.
 
O normativo municipal autoriza que estabelecimentos e comércios funcionem com até 70% da capacidade, de segunda a domingo, até as 2h30. Não é permitido o funcionamento de boates e casas de show, e a venda de bebidas alcoólicas não é permitida das 2 horas às 6 horas, todos os dias.
 
Na madrugada de sábado (17), descumprimento às normas sanitárias foram inibidas durante a operação e estabelecimentos com irregularidades foram interditados. Em uma das fiscalizações, a equipe flagrou uma boate funcionando, e ainda sem alvará, sendo que mesma já havia sido interdita pelo município.
 
Não demorou muito para mais um flagrante de descumprimento as normas, desta vez em um bar. Foi ultrapassado o horário permitido de funcionamento e para venda de bebida alcoólica. No local, uma quantidade expressiva de pessoas sem máscaras e sem distanciamento, foram orientadas a dispersar.
 
Operação também averígua denúncias feitas pela população
 
Em outro bar, mais flagrante de descumprimento ao ato normativo. Já passava das 3 horas, e o consumo de bebida alcoólica estava liberado, e pessoas no local estavam sem máscaras. As mesmas foram orientadas a deixarem o estabelecimento. Mais resistência às medidas sanitárias foi identificada em outra boate, já quase próximo às 4 horas.
 
DENÚNCIA
 
A “Operação Prevenção” também faz averiguação de denúncias. Para inibir aglomerações, a população pode entrar em contato pelos números 190 da Polícia Militar; 193 do Corpo de Bombeiros Militar e 197 da Polícia Civil.
 
A operação contou ainda com a parceria de equipes da Polícia Militar (PM), Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), e a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e  da Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb).
 
HISTÓRICO
 
Em Rondônia, a “Operação Prevenção”  é a nona ação de enfrentamento à pandemia. A missão foi iniciada pela Operação Fase 3, seguida da 3 onda; Decreto, Consciência, Restrição; Alerta; Emergência e Urgência. Tendo no total 9.837 intervenções. Esta foi a 70ª etapa geral.
 
RESUMO
 
Ao todo foram feitas 31 visitas a estabelecimentos, quatro orientações, cinco interdições e três notificações. Foi verificado ainda que 17 desses locais visitados estavam sem funcionamento no horário da fiscalização, e dois estabelecimentos funcionavam de acordo com o decreto.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS