O diretor do Departamento de Mobilidade e Polos Geradores de Trafego – DMOP/SEMTRAN, órgão pertencente à Prefeitura de Porto Velho, encaminhou um Parecer Técnico à redação do Rondoniaovivo esclarecendo sobre a construção de uma unidade de rede de supermercados Araújo na avenida Rio Madeira, bairro Nova Esperança, e os impactos no trânsito da região.
De acordo com moradores que vivem no entorno do supermercado, o trânsito que já era complicado naquela região, tornou-se caótico com a inauguração do empreendimento.
O pedido desse Parecer foi realizado pela reportagem no dia 21 de junho e respondido pela SEMTRAN no último dia 01 de julho.
Impactos
Segundo o parecer da SEMTRAN, a empresa realizou um Relatório de Impacto de Trânsito – RIT e constatou que o trânsito seria precarizado. O empreendimento possui 4.060,70 m² de área construída e sua área de influência direta no trânsito da Rio Madeira fica em um raio de 500 metros.
“Como exposto no RIT, a implantação do empreendimento traria um impacto considerável ao trânsito na região, visto que a demanda de veículos no local já é alta, veículos provenientes dos condomínios existentes na região”, disse o Parecer Técnico da SEMTRAN.
Mitigações
Como forma de compensar os impactos na avenida, a empresa teve de apresentar uma série de compensações como estacionamento interno com vagas a mais que o mínimo exigido pela Legislação Municipal, uma área de carga e descarga com cerca de 500 m², recuo da calçada e sinalização.
Além disso, a empresa mitigou 5,91% do valor total da obra para ser encaminhada a prefeitura de Porto Velho promover ações no trânsito.
Confira Parecer Técnico