MEIO AMBIENTE: Prefeitura de Porto Velho realiza arborização recorde nos distritos

Projeto revitaliza comunidades e melhora a qualidade de vida dos moradores

MEIO AMBIENTE: Prefeitura de Porto Velho realiza arborização recorde nos distritos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o plantio de mais de 1,6 mil mudas, a Prefeitura de Porto Velho realiza o maior programa de arborização voltado para revitalização dos distritos da capital. Outras comunidades e até órgãos públicos também serão incluídos na programação.
 
A iniciativa faz parte do Plano Diretor de Arborização Urbana e está sendo executada pela Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). No total, serão utilizadas 1.667 mudas, todas produzidas pelo Viveiro Municipal. “Distribuímos mudas em praticamente todos os distritos de Porto Velho. É uma forma de garantir melhor cobertura florística, sombreamento e melhor geração de micro climas”, disse o titular da SMD, Vinícius Miguel.
 
Ele acrescenta que o programa de arborização dos distritos é parte do esforço do prefeito Hildon Chaves para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram nas localidades mais afastadas da capital. O apoio da Sema e da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog) são determinantes neste processo.
 
APOIO
 
Os trabalhos ainda contam com a mobilização dos administradores dos distritos, sob a orientação técnica da SMD e parceria de entidades ligadas à defesa do meio ambiente, como a Ecoporé. “Agradecemos o empenho dos administradores distritais por receber a equipe da superintendência e ajudar na organização e execução dos trabalhos”, frisou Vinícius Miguel.
 
 
Vinicius Miguel destaca a importância de garantir a cobertura florística
 
 
DOAÇÃO
 
O secretário Alexandro Pincer, da Sema, disse que as mudas foram doadas neste ano à SMD e repassadas aos distritos, atendendo ao Plano Diretor de Arborização Urbana, que cita “a promoção da arborização como instrumento de desenvolvimento urbano, visando a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio do meio ambiente”.
 
São utilizadas no programa espécies indicadas para a arborização urbana, embelezamento e bem estar dos moradores, além de espécies frutíferas para moradores da zona rural, que trabalham com a agricultura familiar.
 
Todas as mudas foram produzidas no Viveiro Municipal, pela equipe da Sema. “Em anos anteriores a Sema também realizou doação de mudas para os distritos, visando sempre o bem-estar da população local e o embelezamento dessas comunidades”, informou.
 
OBJETIVOS
 
O programa funciona como vetor de desenvolvimento urbano e qualidade de vida, propiciando a revitalização dos distritos e o equilíbrio ambiental. O outro objetivo é identificar e ocupar áreas ociosas que possam ser utilizadas como hortas comunitárias e pomares urbanos, o que pode evitar a propagação de queimadas.
 
 
 
 
Além disso, o programa identifica árvores que necessitam de poda ou erradicação, aquelas que podem comprometer as redes elétricas ou a rede de drenagem e outros logradouros públicos.
 
A distribuição das mudas obedece ao seguinte quantitativo:
 
Jaci Paraná: 170 plantios
 
Nova Mutum: 410 plantios e doações
 
Abunã: 100 plantios
 
Vista alegre do Abunã: 150 plantios e doações
 
Fortaleza do Abunã: 20 plantios e doações
 
Extrema: 150 plantios e doações
 
Nova Califórnia: 150 plantios e doações
 
Comunidade Vila Nova Teotônio: 32 plantios
 
Associação Cáritas: 415 doações
 
Unisp Centro: 70 plantios
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS