NESTA QUARTA: ‘Geotecnologias Aplicadas à Gestão Territorial’ é tema de encontro online

Três pesquisadores especialistas no assunto participarão de encontro online pelo canal do Youtube do CES Rioterr, às 19 horas desta quarta

NESTA QUARTA: ‘Geotecnologias Aplicadas à Gestão Territorial’ é tema de encontro online

Foto: Divulgação

No segundo de uma série de encontros online que o Centro de Estudos Rioterra programou para os próximos meses o tema proposto é pouco conhecido por quem não atua na área, porém, cada vez mais essencial no cotidiano da maioria das pessoas no mundo.

 

Quer um exemplo? Se você já acessou algum aplicativo de localização, como o Google Maps ou Waze, você já utilizou uma ferramenta geotecnológica que, neste período de pandemia, se tornou ainda mais essencial com a expansão dos serviços de entrega.

 

E é sobre como as tecnologias desenvolvidas para coletar, analisar e apresentar as informações geográficas de uma região, conhecidas como geotecnologias, podem ser aplicadas na gestão territorial que os convidados irão dialogar no encontro online gratuito nesta quarta-feira, 23 de junho, às 19h30 (horário de Brasília), nos canais da instituição no Youtube e no Facebook.

 

“As geotecnologias são úteis no planejamento de políticas públicas, seja no âmbito municipal, estadual ou federal. Há grande potencial nessa área de conhecimento para compreender as características geográficas de uma região e pensar os espaços urbanos e rurais. Com elas, é possível analisar as características de uma região, entender as transformações espaciais e históricas para decidir onde e como os recursos podem ser melhor aplicados para explorar suas potencialidades de forma sustentável”, destaca Dra. Fabiana Barbosa Gomes, vice-presidente do CES Rioterra e uma das participantes do webinário.

 

O encontro será transmitido gratuitamente e para receber o certificado de participação é preciso fazer a inscrição pelo link: https://www.mlabspages.com/ces-rioterra/webnario-geotecnologiasaplicadas-a-gesto-territorial-rioterra

 

Aprofundando o tema

 

Fabiana Barbosa Gomes (Centro de Estudos Rioterra), que é doutora em Geografia, Paisagem e Análise Ambiental pela Universidade Federal do Paraná e responsável pelo setor de Análise e Monitoramento da Paisagem do CES Rioterra, onde funciona o Laboratório de Geotecnologias da instituição, fará a mediação do encontro e uma apresentação sobre o conceito de Paisagens Tropicais Sustentáveis e Gestão de Bacias Hidrográficas.

 

O biólogo Dalton de Morisson Valeriano (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE) fará sua participação no evento com o tema “Monitoramento Espacial”. Dalton é mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e doutor em Geografia pela Universidade da Califórnia (EUA). Pesquisador em aplicações de Sensoriamento Remoto e Análise de Informação Geográfica desde 1982,foi coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia e demais Biomas Brasileiros de 2003 a 2018. Atualmente se dedica ao mapeamento da vegetação nos biomas Cerrado, Caatinga Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

 

A engenheira florestal Ana Paula Dalla Corte (Universidade Federal do Paraná – UFPR) abordará no webinário o temaMapeamento da Cobertura Vegetal e Inventários Florestais”. Ana Paula é mestre e doutora pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professora no Departamento de Ciências Florestais da mesma instituição. Possui 8 livros publicados e mais de 100 artigos científicos publicados em revistas indexadas nacionais e internacionais.

 

Inscreva-se e participe.

 

Tema: Geotecnologias Aplicadas à Gestão Territorial

Quando: quarta-feira, 23 de maio.

Horário: 19h30

Inscrição

Onde:

Youtube: CES Rioterra

facebook.com/cesrioterra

 

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS