No programa 'Conexão Rondoniaovivo', de ontem (16), apresentado pelo jornalista Ivan Frazão, a representante da Fhemeron (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia), Maria Luiza Ferreira, explicou a importância da doação de sangue e a necessidade da fundação manter o estoque sempre cheio, ainda mais nesse período de pandemia.
Maria afirmou que o número de pessoas que precisam de sangue, cresceu consideravelmente em todo o Estado, isso porque, quem é internado com covid-19, na maioria dos casos necessita de uma transfusão sanguínea.
Mas infelizmente, a procura por doação ainda é muito baixa. “Um dia que a gente acorda com um estoque bom, no outro o estoque tá baixo, parece algo inexplicável”, declarou a servidora.
Ela afirmou ainda, que, atualmente, o estoque mais baixo é do tipo sanguíneo A+, pois é o sangue mais difícil de encontrar. “Boa parte dos pacientes que estão internados nos hospitais, são necessitados de A+, por isso o estoque é tão baixo, estamos em sinal vermelho para esse tipo”, alerta.
Benefícios para doar sangue
Se você é servidor público, trabalhador privado, ou até mesmo desempregado, saiba que existem benefícios para você se tornar um doador e salvar vidas.
A Lei Estadual nº 3.922/2016, diz que um servidor público civil e militar do poder executivo estadual, quiser fazer o ato de solidariedade, pelo período de um ano, doar até quatro vezes, poderá ter oito dias de folga para viajar e curtir com a família.
Uma lei municipal de Porto Velho também prevê benefícios para servidores que doarem sangue, quatro vezes, durante o mesmo período de 12 meses. A lei da folga de até quatro dias para esses trabalhadores.
Pessoas que fazem concursos públicos também podem ganhar com a doação de sangue. O candidato que doar até três vezes ao ano, terá isenção das taxas de inscrições dos exames.
O Art. 473 da CLT também prevê um dia de folga para o trabalhador privado, a cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
Quem pode doar
A doação de sangue pode ser feita por quaisquer pessoas, mas deve existem critérios a serem seguidos.
Para se tornar um doador de sangue, é necessário que a pessoa apresente as seguintes características:
Tenha entre 16 e 69 anos;
Pese mais de 50 quilos;
Não esteja grávida;
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
Estar em boas condições de saúde;
Não seja Epilético;
Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher);
Tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Atenção: Serão realizados os seguintes exames de triagem no sangue doado:
AIDS;
Sífilis;
Hepatite;
Doença de Chagas;
HTLV I/II;
Formas raras de Hemoglobina (anemias);
Grupos Sangüíneos e Fator Rh.
A Fhemeron fica localizada na Av. Jorge Teixeira, bairro Industrial, ao lado do Hospital de Base. O horário de funcionamento é das 7h15 às 18h, nos dias de semana, e não fecha para almoço. No sábado a doação pode ser feita das 7h15 até às 12h. O telefone para contato é o (69) 3216-2234.