SALVA VIDAS: Quem doar sangue pode ter até 8 dias de folga no trabalho, explica servidora da Fhemeron

Maria explicou sobre os benefícios para doação e quais os critérios, no programa Conexão Rondoniaovivo. Assista abaixo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No programa 'Conexão Rondoniaovivo', de ontem (16), apresentado pelo jornalista Ivan Frazão, a representante da Fhemeron (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia), Maria Luiza Ferreira, explicou a importância da doação de sangue e a necessidade da fundação manter o estoque sempre cheio, ainda mais nesse período de pandemia.
 
Maria afirmou que o número de pessoas que precisam de sangue, cresceu consideravelmente em todo o Estado, isso porque, quem é internado com covid-19, na maioria dos casos necessita de uma transfusão sanguínea.
 
Mas infelizmente, a procura por doação ainda é muito baixa. “Um dia que a gente acorda com um estoque bom, no outro o estoque tá baixo, parece algo inexplicável”, declarou a servidora. 
 
Ela afirmou ainda, que, atualmente, o estoque mais baixo é do tipo sanguíneo A+, pois é o sangue mais difícil de encontrar. “Boa parte dos pacientes que estão internados nos hospitais, são necessitados de A+, por isso o estoque é tão baixo, estamos em sinal vermelho para esse tipo”, alerta.
 
Benefícios para doar sangue
 
Se você é servidor público, trabalhador privado, ou até mesmo desempregado, saiba que existem benefícios para você se tornar um doador e salvar vidas. 
 
A Lei Estadual nº 3.922/2016, diz que um servidor público civil e militar do poder executivo estadual, quiser fazer o ato de solidariedade, pelo período de um ano, doar até quatro vezes, poderá ter oito dias de folga para viajar e curtir com a família.
 
Uma lei municipal de Porto Velho também prevê benefícios para servidores que doarem sangue, quatro vezes, durante o mesmo período de 12 meses. A lei da folga de até quatro dias para esses trabalhadores.
 
Pessoas que fazem concursos públicos também podem ganhar com a doação de sangue. O candidato que doar até três vezes ao ano, terá isenção das taxas de inscrições dos exames.
 
O Art. 473 da CLT também prevê um dia de folga para o trabalhador privado, a cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
 
Quem pode doar
 
A doação de sangue pode ser feita por quaisquer pessoas, mas deve existem critérios a serem seguidos.
Para se tornar um doador de sangue, é necessário que a pessoa apresente as seguintes características:
Tenha entre 16 e 69 anos;
Pese mais de 50 quilos;
Não esteja grávida;
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
Estar em boas condições de saúde;
Não seja Epilético;
Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher);
Tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
 
Atenção: Serão realizados os seguintes exames de triagem no sangue doado:
 
AIDS;
Sífilis;
Hepatite;
Doença de Chagas;
HTLV I/II;
Formas raras de Hemoglobina (anemias);
Grupos Sangüíneos e Fator Rh.
 
A Fhemeron fica localizada na Av. Jorge Teixeira, bairro Industrial, ao lado do Hospital de Base. O horário de funcionamento é das 7h15 às 18h, nos dias de semana, e não fecha para almoço. No sábado a doação pode ser feita das 7h15 até às 12h. O telefone para contato é o (69) 3216-2234.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS