TECNOLOGIA: Acadêmicos de Pedagogia da UNESC criam blogs e compartilham conteúdos

As Metodologias Ativas de Aprendizagem são o foco das páginas online criadas e abastecidas por acadêmicos do curso oferecido pela UNESC Rondônia em Cacoal

TECNOLOGIA: Acadêmicos de Pedagogia da UNESC criam blogs e compartilham conteúdos

Foto: Divulgação

Como forma de incentivar a pesquisa e a produção de conteúdos autorais, os acadêmicos do curso de Pedagogia da UNESC Rondônia foram desafiados a criar um domínio na internet para compartilhar os conhecimentos adquiridos e as produções realizadas ao longo do semestre.
 
Ao todo, 16 acadêmicos do 5º período de Pedagogia se dividiram em grupos e três blogs foram criados para abordar especialmente as Metodologias Ativas de Aprendizagem. O trabalho é fruto da disciplina de mesmo nome, ministrada pela professora Solange Arnoldt Bertotti, mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública.
 
“Durante o semestre, foram estudadas e testadas muitas formas de promover aulas mais atraentes e com maior função social. Após estes momentos, partimos para a produção e alimentação do Blog”, destaca a professora. Segundo ela, além de desafiar os estudantes a produzir, os conteúdos tem como objetivo favorecer a comunidade e outros profissionais da Educação, com informações que possam contribuir com a formação dos estudantes, ajudando a melhorar a qualidade da Educação.
 
“As metodologias ativas dão ênfase ao papel protagonista do aluno em todas as etapas do processo educacional, com orientação e supervisão do professor. As estratégias devem focar no estímulo à criatividade, à assumir riscos, tomar decisões em conjunto e aprender com os colegas”, ressalta a professora.
 
Para a acadêmica Catiana Alves da Silva, a missão dada durante o 5º semestre do curso de Pedagogia oferecido pela UNESC em Cacoal foi de grande valia para a sua formação. “Achei uma experiência incrível. Foi bastante desafiador, mas o importante é que conseguimos desenvolver muito bem os conteúdos. Uma atividade que contribuiu muito com a minha formação, tanto no aprendizado geral e no conhecimento de novas ferramentas”, relata a acadêmica.
 
No blog criado por ela e seus colegas do curso, foram abordados temas como as “Estratégias para aprendizagem ativa em aula expositiva” e o “Modelo híbrico (do) na educação”. Estes e outros conteúdos estão disponíveis pelo link: https://aprendizagemat.blogspot.com/
 
Outros conteúdos como os “Conceitos e estratégias de ensino e aprendizagem”, os “Tipos de aulas expositivas” e as “Aplicações de Metodologias Ativas” estão disponíveis por meio do link  https://5-mais-pedagogia.blogspot.com/
 
Já no terceiro blog criado pelos acadêmicos do 5º período de Pedagogia da UNESC, foram abordados temas como a “Aprendizagem baseada em projetos e problemas” e também a “Tecnologia Digital e Educação no Sec. XXI”.  Todos os conteúdos podem ser conferidos no endereço https://pratica-integrador.wixsite.com/projeto
 
 “Os acadêmicos foram os protagonistas nesta ação e puderam vivenciar na prática como as Metodologias Ativas precisam ser trabalhadas, haja vista que o próprio blog construído por eles proporcionou esta aprendizagem”, finalizou a docente do curso de Pedagogia da UNESC Rondônia.
 
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

MEDICAL FORM LTDA

V DA S Parnaiba

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS