EVENTO: Uniron realizará palestra sobre prevenção do câncer bucal

Essa enfermidade vem crescendo a cada ano no Brasil.

EVENTO: Uniron realizará palestra sobre prevenção do câncer bucal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No próximo dia 02, no horário das 19h às 22h, de maneira virtual, o curso de Odontologia da Uniron irá promover palestra para tratar da prevenção ao câncer bucal. A temática será abordada pelo Odontólogo Leonardo Rinaldi, que reside em Santa Catarina e tem vasta experiência no assunto. A coordenação desse encontro ficará a cargo do Professor Leopoldo Fujii.
 
Para o jovem, que é filho da Psicóloga Ana Maria e do Administrador Roberto, é de suma importância abordar este assunto aos acadêmicos do curso de Odontologia da Uniron.
 
Para Leopoldo, “Infelizmente moramos em uma região onde os números de casos de câncer bucal tem aumentado cada vez mais e em várias situações nos deparamos com profissionais que desconhecem as características da lesão e assim ficam sem saber o que fazer com o paciente. Nós precisamos mudar essa realidade, e, uma destas formas é repassar mais  conhecimento aos nossos discentes, seja nas nossas aulas ou através de eventos como este”.
 
Para o Doutor Leonardo, o câncer de boca ocupa atualmente uma posição de triste destaque entre as lesões de cabeça e pescoço, e isto ocorre devido a sua altíssima incidência e mortalidade.
 
De acordo com Rinaldi, “Para mudarmos este cenário, precisamos falar de prevenção e diagnóstico precoce de lesões potencialmente malignas e/ou malignas, e essa análise pode ser realizada pelo Odontólogo, através de exames e orientações que podem mudar a vida de diversos pacientes, quando feito precocemente”.
 
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados no Brasil 15.190 novos casos de câncer de boca e orofaringe (11.180 em homens e 4.010 emmulheres).
 
Esses valores correspondem a um risco estimado de 10,69 casos novos a cada 100 mil homens,ocupando a quinta posição; e, de 3,71 para cada 100 mil mulheres, sendo o 13º mais frequente entre todosos tipos de cânceres. Desta forma, faz-se necessário incentivar e motivar profissionais e acadêmicos deodontologia sobre a importância do diagnóstico precoce.
 
O palestrante, é graduado em Odontologia e Fisioterapia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, atua como Cirurgião-Dentista, possui as Especializações em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Fronteira do Sul – UFFS e Estomatologia, pelo Conselho Federal de Odontologia – CFO  e Mestrado em Patologia Bucal e Estomatologia, pela São Leopoldo Mandic – SL Mandic. Também exerce a docência no curso de Odontologia da União das marcas institucionais Centro Universitário FAI, de Itapiranga, e Faculdade Empresarial de Chapecó - FAEM – UCEFF e ministra aulas nos cursos de Pós-Graduação no Instituto Odontológico das Américas – IOA.
 
O acesso a palestra será através da Plataforma Collaborate e terá certificado de participação.
 
 
 
Da esquerda para a direita: Leonardo e Leopoldo
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS