Os recém-nascidos na Maternidade Mãe Esperança receberam nesta sexta-feira (21), enxovais contendo kits com utensílios de higiene pessoal. Cada bolsa contém 23 itens como fraldas, roupinhas, toalhas, mantas, materiais para higienização, sandália para a mãe, pomadas, entre outros.
1.240 bolsas serão entregues nos próximos meses para as mamães e seus filhos
A secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Marilene Penatti, participou das primeiras entregas das bolsas. Segundo ela, os kits garantem os primeiros utensílios que as crianças necessitam. “Há mães que chegam à maternidade sem poder oferecer o básico para os bebês”, disse ela, que é médica pediatra.
Ao todo, 1.240 bolsas serão entregues nos próximos meses para as mamães e seus filhos. A aquisição das bolsas foi feita pela Prefeitura de Porto Velho, a partir de iniciativa da primeira-dama Ieda Chaves.
“Assim que as mães se deslocarem para o alojamento conjunto, já vão receber os kits, que serão entregues pela assistente social”, explicou a diretora da maternidade, Maria Alzenir.
“Estou feliz por ser a primeira mãe a receber o enxoval. A iniciativa é muito boa! Algumas mães não têm condições de comprar esses produtos”, disse Ana Kessia, que é mãe da pequena Isabela, que tem sete dias de vida.
Segundo a direção da Maternidade Mãe Esperança, todos os meses aproximadamente 300 mães dão entrada para partos e aproximadamente um terço não possui os utensílios necessários para cuidar dos bebês no período pós-parto.