Neste sábado, no horário das 14h30 até as 17h30, o curso de Direito da UNIRON, realizará de forma virtual, a segunda ediçao do Café Jurídico deste ano. Desta vez, irá tratar sobre “Previdência Social e Transgêneros”. A palestra ficará a cargo da Dra. Heloisa Helena Silva Pancotti e será mediada pela Professora Nirlene Oliveira. Para enriquecer ainda mais as discussões, os Docentes Luiz Carlos Ferreira Moreira, Emerson Oliveira de Faria e Cesar Jacques, atuarão como debatedores.
A Doutora Heloisa, que também atua como Advogada e Docente, convida aos acadêmicos de Direito da UNIRON para uma mesa de debates que vai discutir o tema Previdência Social e Transgêneros, no Café Jurídico. Conforme Helena relata, o tema é altamente relevante na atualidade, sobretudo em razão da grande divergência que existe com relação à aplicação da norma nos subsistemas previdenciários.
A mediadora Nirlene expressa sua satisfação em estar presente num encontro para tratar de um assunto tão importante e que precisa ser disseminado, para que haja inclusão e respeito ao grupo social dos transgêneros.
De acordo com o paulista Emerson, “Vamos abordar os benefícios assistenciais e atendimento à saúde dos transgêneros. Em particular, o grupo social vulnerável dos transgêneros e como estes podem ser assistidos pela previdência”.
Para o Professor Luiz Carlos, “A palestra destina-se a promover a difusão de temas contemporâneos na seara do Direito Previdenciário, destacando a temática sobre a proteção previdenciária no que concerne a concessão de benefícios assistenciais e atendimento à saúde para os transgêneros.
Para o Coordenador do Curso de Direito da UNIRON, que desta vez atuará como debatedor, Professor Cesar Jacques, a 2ª edição do Café Juridico irá abordar um assunto tão delicado, quanto necessário: Como a Previdência Social pode assistir os transgêneros e quais os direitos que estes têm à luz da previdência”.
A palestrante, atua como Advogada, Professora de Direito da Seguridade Social, Mestre em Direito pelo UNIVEM de Marília, membro do Grupo de Pesquisa INTERVEPES, atualmente se dedica a pesquisar Direitos Sociais com ênfase em sua interseccionalidade com a questão de gênero. Doutoranda em Ciências Jurídicas na Universidade Estadual do Norte do Paraná. Também é autora de diversos artigos, capítulos de livros, livros, dentre os quais se destacam Previdência Social e Transgêneros e Limbo Previdenciário Trabalhista, ambos pela editora Juruá.
O acesso ao evento será através da Plataforma Collaborate e terá certificado de participação.