Um parecer emitido na tarde desta terça-feira (18) pelo Ministério Público Federal – MPF, acionou o Comando do Exército, Comando da Aeronáutica, Prefeitura de Porto Velho para uma audiência de conciliação sobre o fechamento da rua Herbert de Azevedo, entre as avenidas Presidente Prudente e Farquar, no bairro Olaria, região Central de Porto Velho.
O parecer do MPF foi dado em resposta a uma Ação Civil Pública promovida pela Associação em Defesa dos Direitos e garantias do Povo de Rondônia – ADORO, questionando o fechamento da via pública.
Essa Ação Civil Pública pede o direito para a população retirar qualquer obstáculo de acesso colocado na rua Herbert de Azevedo por parte das Forças Armadas, que gradearam a rua e colocaram uma placa como patrimônio da União.
Motivo seria criminalidade
De acordo com o relatório, é apontado que o Comando da Aeronáutica vem pleiteando o direito de fechar a tradicional rua após uma série de furtos, atos violentos e até um homicídio serem registrados nas proximidades da vila militar.
Porém, o Comando da Aeronáutica recebeu como resposta da Secretaria de Trânsito de que o fechamento total desse ponto da rua só poderia ser realizado de acordo com as análises de impactos, além da questão da regularização fundiária.
Mesmo assim, o Comando da Aeronáutica decidiu fechar totalmente o trecho da rua e na tarde desta terça-feira (18) mandou pintar as grades que protegem os moradores da vila, que já é resguardada por soldados armados 24 horas.
Sem resposta
O Comando da Aeronáutica ainda não se manifestou sobre o fechamento da rua. A audiência de conciliação ainda terá data definida.
Agora caberá o posicionamento da população sobre a aprovação ou não do fechamento da rua.