DESPERDÍCIO EM RO: Mais de quatro mil doses de vacina contra a COVID-19 estragam em freezer da prefeitura

Ao entrar na sala, a enfermeira de deparou com bastante água pelo chão, e constatou que as câmaras frias estavam descongeladas

DESPERDÍCIO EM RO: Mais de quatro mil doses de vacina contra a COVID-19 estragam em freezer da prefeitura

Foto: Divulgação

Um estoque de mais quatro mil doses de vacinas imunizantes à COVID-19 entre AstraZeneca e Coronavac estragou dentro do freezer do prédio do Núcleo de Vigilância Sanitária Epidemiológica e Ambiental – NUVEPA, localizado na cidade de Guajará-Mirim, há aproximadamente 330 km da capital do Estado. 
 
Essas doses seriam distribuídas à comunidade de Guajará-Mirim e populações indígenas que seriam vacinadas na cidade através da Casa do Índio. 
 
De acordo com registros da Polícia Militar, por volta das 15h30 deste último domingo (16) uma guarnição foi acionada até o prédio do NUVEPA após uma denuncia de tentativa de furto no local. 
 
Ao chegarem ao NUVEPA, os policiais foram informados pela enfermeira chefe de que recebeu a ligação do vigilante do local onde fica a rede de frios questionando se era normal um barulho que ele estava escutando vindo das câmaras frias. 
 
Segundo a enfermeira, ela acionou um eletricista que ao conferir a instalação elétrica do prédio constatou que alguém puxou a fiação central, desligando automaticamente o disjuntor central, cortando o fornecimento de energia. 
 
Ao entrar na sala, a enfermeira de deparou com bastante água pelo chão, e constatou que as câmaras frias estavam descongeladas e marcavam 22°C, quando deveriam ao menos estar em 2,8°C.
 
Ao total foram deterioradas 4.200 doses de vacinas, também foi perdido soros, insulina e vacina contra HN1.
 
Os policiais militares registraram a ocorrência e o caso está sob  competência da Polícia Civil, que apura os fatos para averiguar se houve alguma ação criminosa para cortar a energia do prédio. 
 
Quem responde pela investigação é o Serviço de Vigilância, Investigação e Captura – SEVIC.
Direito ao esquecimento

Você acha que os escândalos do Governo Bolsonaro prejudicam a pré-candidatura à reeleição?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS