DESENVOLVIMENTO: Cidade Empreendedora é tem adesão de todos os municípios de RO

Cerimônia celebrou a marca histórica de 100% das cidades rondonienses participando da iniciativa

DESENVOLVIMENTO: Cidade Empreendedora é tem adesão de todos os municípios de RO

Foto: Divulgação

O Sebrae em Rondônia lançou, nesta sexta-feira (14), na capital Porto Velho, o Programa Cidade Empreendedora e Inovadora, que fomenta o empreendedorismo nos  municípios, promovendo o desenvolvimento local através da análise de eixos que indicam o nível de inovação e as políticas públicas adotadas pela gestão municipal para promover a cultura empreendedora localmente, sempre sob a luz dos Pequenos Negócios. Em uma atuação com esforços da equipe técnica do Sebrae em Rondônia, todos os municípios do Estado de Rondônia aderiram formalmente ao programa, um marco até agora inédito no programa, que é desenvolvidos pelos Sebraes em nível nacional.
 
O Superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, explicou que o Programa foi criado com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), e para o Cidade Empreendedora foram traçados em 10 eixos de atuação definidos para contemplar todas as temáticas que, de alguma maneira, influenciam o desenvolvimento dos territórios. “Para cada um desses eixos foram criadas ferramentas e soluções, de acordo com a realidade de cada município, que visam o planejamento e melhoria da eficiência da gestão municipal”, destacou. 
 
O secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Jorge Luiz de Lima, que esteve em Porto Velho, comentou que a ações do Sebrae no apoio aos pequenos empreendedores é fundamental para a geração de emprego e renda, e que Rondônia é um estado que se destaca no aumento de pequenas empresas. “No atual cenário de pandemia vemos no panorama geral do Brasil um grande número de pequenas empresas fechando e, no estado de Rondônia, os números de empresas abrindo consegue ser bem superior, o que demonstra que o Sebrae vem trabalhando o fortalecimento dos pequenos empreendedores, nesse momento de crise”, frisou o secretário.  
 
O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, declarou que o Programa Cidade Empreendedora e Inovadora é a ferramenta necessária para apoiar a gestão pública municipal e os prefeitos de Rondônia tem atendido a esse chamamento do Sebrae, para adesão ao Programa. “A adesão dos 52 municípios é fundamental para que, de norte a sul do Estado, seja fomentada a geração de renda e o desenvolvimento econômico”, ressaltou o prefeito da capital. 
 
O lançamento do programa foi transmitido pelo o canal do YouTube e pela  fan page do Facebook do Sebrae e contou ainda com a presença do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Benedito Alves,  do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae em Rondônia, Hélio Dias, do Presidente da Fiero, Marcelo Tomé, do diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida, do diretor administrativo do Sebrae, Clébio de Mattos e ainda com a presença remota, através de videoconferência do presidente da AROM, o prefeito do município de Urupá, Célio Lang, e de prefeitos ou seus representantes de diversos municípios do Estado. 
 
Para conhecer mais sobre o programa, basta acessar www.cidadeempreendedora.com e conhecer os dez eixos de desenvolvimento que norteiam o Cidade Empreendedora.
 
Para saber mais ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS