Ipem alerta sobre cuidados na compra de produtos têxteis e eletrodomésticos

Todas as roupas devem conter etiqueta com as devidas informações

Ipem alerta sobre cuidados na compra de produtos têxteis e eletrodomésticos

Foto: Divulgação

O Dia das Mães será comemorado no segundo domingo (9) de maio e o consumidor precisa estar atento às compras de produtos têxteis. Por este motivo, o Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem) faz um alerta sobre os cuidados necessários na aquisição dos produtos têxteis e de eletrodomésticos.
 
Todas as roupas devem conter etiqueta, a qual precisa seguir critérios específicos de acordo com a Portaria nº 118/2021: seis informações em português, três sobre o fabricante ou importador, incluindo uma marca, CNPJ e o país de origem. Além disso, também devem constar outras três informações sobre o produto em si: a composição têxtil, os símbolos de cuidados com a conservação do produto e a informação de um tamanho. Na composição têxtil, todos os tipos de filamentos utilizados para a produção da peça devem estar mencionados com a indicação percentual de cada um deles, inclusive se existir forro.
 
Se o presente for um eletrodoméstico, o consumidor deverá ficar atento à Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence). De acordo com a Portaria nº 371/2009, todos os produtos devem apresentar a etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que informa sobre o consumo de energia. Dessa forma, fica fácil identificar a eficiência do produto. O Ipem também fiscaliza a presença das etiquetas nesses produtos.
 
“O objetivo da fiscalização é de conferir se os produtos estão de acordo com as especificações técnicas, sejam eles têxteis ou eletrodomésticos com o intuito de coibir a comercialização de peças que não contenham o selo de identificação do Inmetro”, destacou o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto.
 
As fiscalizações do Instituto cumprem todos os requisitos de segurança contra a covid-19, com as equipes mantendo o distanciamento necessário com a utilização de máscaras e a aplicação de álcool em gel.
 
Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo telefone 0800 647 7277 de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS