SEM SEGUNDA DOSE: Novo lote de vacina é exclusivo para aplicação da primeira dose no Estado

A previsão para o retorno do agendamento para aplicação da segunda dose é para a próxima semana

SEM SEGUNDA DOSE: Novo lote de vacina é exclusivo para aplicação da primeira dose no Estado

Foto: Divulgação

O novo lote com 37 mil doses de vacinas imunizantes à COVID-19 que chegou na tarde desta quinta-feira (29) em Porto Velho, não será para aplicação da segunda dose, isso de acordo com Ivo Barbosa, coordenador de imunização do estado de Rondônia. 
 
Segundo Barbosa, todas as doses serão encaminhadas para a primeira aplicação, isso porque os lotes de vacinas que chegam ao Estado são regidos pelo Plano Nacional de Imunização sob competência do Governo Federal. 
 
“Essas doses chegam sob norma técnica do Governo Federal e nós apenas realizamos a distribuição. De acordo com o Governo Federal, o lote que chegou hoje será exclusivo para a primeira aplicação das pessoas entre 60 e 64 anos”, afirmou Ivo Barbosa. 
 
Segunda dose
 
A previsão para o retorno do agendamento para aplicação da segunda dose, que foi paralisada em diversos municípios rondonienses, inclusive na capital, Porto Velho, é para a próxima semana. 
 
Já que de acordo com a AGEVISA, a informação que foi repassada pelo Governo Federal é de que havia acontecido um problema com a falta de insumos para a fabricação das vacinas destinadas à segunda dose, sendo que a situação deve se normalizar até a próxima quinta-feira, 06 de maio. 
 
Sem problemas
 
De acordo com a Coordenadora Estadual de COVID-19, Flávia Serrano, a vacina aplicada depois de passado os 28 dias recomendados para a segunda dose não leva há nenhum problema na eficácia da vacina. 
 
“O que é importante tomar cuidado dentro desse período  é com relação à transmissão do vírus, esse é risco, com relação à exposição, mas risco de eficácia da vacina, não”, afirmou Flávia Serrano. 
 
Depois de recebidas pelo Governo do Estado, as vacinas são encaminhadas para os polos regionais e posteriormente distribuída aos municípios. 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS