Uniron: Curso de Psicologia oferece atendimento gratuito

Para contribuir com a sociedade e minimizar os impactos do momento atual, a UNIRON, implantou a oferta de assistência psicológica à população em geral

Uniron: Curso de Psicologia oferece atendimento gratuito

Foto: Divulgação

Neste momento de pandemia, quando o isolamento social alterou a rotina de vida da população mundial, as perdas que se verificam em todas as áreas, principalmente a morte de pessoas queridas, tem ampliado as vivências de dores e sofrimentos, motivos que tem aumentado a demanda por busca de apoio psicológico, sem que as Instituições especializadas, tenham conseguido acolher a todos que necessitam dessa assistência. Inclusive, pesquisas atuais têm demonstrado elevados índices de ansiedade e depressão vivenciados pela população em geral.
 
Para contribuir com a sociedade e minimizar os impactos do momento atual, a UNIRON, implantou a oferta de assistência psicológica à população em geral, oportunizando aos seus acadêmicos do curso de Psicologia, experiências práticas através da modalidade de Aconselhamento Psicológico não diretivo. Esse projeto visa inserir os acadêmicos que estão cursando a disciplina Aconselhamento e Orientação Psicológica, para prestarem assistência psicológica nessa modalidade, e, com isso, poderem aliar a articulação teórico-prática exigida pela referida disciplina com a ampliação das oportunidades de acolhimento a sociedade de uma forma geral. O atendimento é semanal, de forma online, e estão sendo supervisionados pelo Professor Pedro Lira, que atua na área da Psicologia há mais de 3 décadas, portanto, possui know-how adequado para atuar nesse desafio. 
 
O Professor Pedro, que está coordenando este desafio, menciona “Este projeto é importante, pois irá contribuir para minimizar o sofrimento humano através  da oferta de apoio psicológico às pessoas nesse momento de incertezas, frustrações e perdas provocadas pela pandemia , e em algumas situações, fazer prevenção em saúde mental tratando as demandas situacionais no momento que elas estão emergindo, além de colaborar para facilitar o acesso aos serviços da psicologia à população mais carente dessa assistência. Ademais, irei concretizar como Docente, um dos tripés importantes do ensino, que é a extensão”. 
 
A Professora Francléia de Nazaré Corrêa Silva, Coordenadora do Curso de Psicologia da UNIRON, declara “Nesse projeto de extensão universitária, reunimos espaço necessário para que o acadêmico vivencie as práticas didáticas como parte integrante de disciplinas com aplicação e avaliação de estratégias, técnicas, recursos e instrumentos psicológicos. Associado a isso, oportunizamos ao discente a possibilidade de trabalhar a competência de realizar orientação e aconselhamento psicológico, buscando e usando o conhecimento científico necessário à atuação profissional, a partir da atuação prática. Essas competências se apoiam nas habilidades de planejar e realizar entrevistas em um contexto específico e analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais. Acrescendo-se a isso, esse projeto de extensão da UNIRON, compartilha com a sociedade, o conhecimento adquirido pelos nossos acadêmicos por meio do ensino e pesquisa desenvolvido na instituição, além de prestarmos serviços de atendimento psicológico à comunidade, principalmente neste momento tão difícil que enfrentamos em função da pandemia do Covid-19”.
 
Para participar, acesse o link até o dia 30 de junho para fazer a inscrição.
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS