Uniron: Curso de Psicologia oferece atendimento gratuito

Para contribuir com a sociedade e minimizar os impactos do momento atual, a UNIRON, implantou a oferta de assistência psicológica à população em geral

Uniron: Curso de Psicologia oferece atendimento gratuito

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Neste momento de pandemia, quando o isolamento social alterou a rotina de vida da população mundial, as perdas que se verificam em todas as áreas, principalmente a morte de pessoas queridas, tem ampliado as vivências de dores e sofrimentos, motivos que tem aumentado a demanda por busca de apoio psicológico, sem que as Instituições especializadas, tenham conseguido acolher a todos que necessitam dessa assistência. Inclusive, pesquisas atuais têm demonstrado elevados índices de ansiedade e depressão vivenciados pela população em geral.
 
Para contribuir com a sociedade e minimizar os impactos do momento atual, a UNIRON, implantou a oferta de assistência psicológica à população em geral, oportunizando aos seus acadêmicos do curso de Psicologia, experiências práticas através da modalidade de Aconselhamento Psicológico não diretivo. Esse projeto visa inserir os acadêmicos que estão cursando a disciplina Aconselhamento e Orientação Psicológica, para prestarem assistência psicológica nessa modalidade, e, com isso, poderem aliar a articulação teórico-prática exigida pela referida disciplina com a ampliação das oportunidades de acolhimento a sociedade de uma forma geral. O atendimento é semanal, de forma online, e estão sendo supervisionados pelo Professor Pedro Lira, que atua na área da Psicologia há mais de 3 décadas, portanto, possui know-how adequado para atuar nesse desafio. 
 
O Professor Pedro, que está coordenando este desafio, menciona “Este projeto é importante, pois irá contribuir para minimizar o sofrimento humano através  da oferta de apoio psicológico às pessoas nesse momento de incertezas, frustrações e perdas provocadas pela pandemia , e em algumas situações, fazer prevenção em saúde mental tratando as demandas situacionais no momento que elas estão emergindo, além de colaborar para facilitar o acesso aos serviços da psicologia à população mais carente dessa assistência. Ademais, irei concretizar como Docente, um dos tripés importantes do ensino, que é a extensão”. 
 
A Professora Francléia de Nazaré Corrêa Silva, Coordenadora do Curso de Psicologia da UNIRON, declara “Nesse projeto de extensão universitária, reunimos espaço necessário para que o acadêmico vivencie as práticas didáticas como parte integrante de disciplinas com aplicação e avaliação de estratégias, técnicas, recursos e instrumentos psicológicos. Associado a isso, oportunizamos ao discente a possibilidade de trabalhar a competência de realizar orientação e aconselhamento psicológico, buscando e usando o conhecimento científico necessário à atuação profissional, a partir da atuação prática. Essas competências se apoiam nas habilidades de planejar e realizar entrevistas em um contexto específico e analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais. Acrescendo-se a isso, esse projeto de extensão da UNIRON, compartilha com a sociedade, o conhecimento adquirido pelos nossos acadêmicos por meio do ensino e pesquisa desenvolvido na instituição, além de prestarmos serviços de atendimento psicológico à comunidade, principalmente neste momento tão difícil que enfrentamos em função da pandemia do Covid-19”.
 
Para participar, acesse o link até o dia 30 de junho para fazer a inscrição.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS