TRANSPARÊNCIA: Rondônia lidera no índice com informações sobre a covid-19

O Índice de Transparência da covid-19 é um importante instrumento de promoção do controle social

TRANSPARÊNCIA: Rondônia lidera no índice com informações sobre a covid-19

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O Estado de Rondônia se consolidou líder absoluto no ranking nacional do Índice de Transparência da covid-19, uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) que avalia a qualidade dos dados e informações que têm sido publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais.
 
 
Os 100 pontos adquiridos na avaliação comprovam o comprometimento do Governo do Estado em garantir informações exatas com detalhamentos relativos à pandemia do coronavírus, com todas as medidas e ações desenvolvidas para conter o avanço do vírus.
 
 
O Índice de Transparência da covid-19 é um importante instrumento de promoção do controle social. Conforme último boletim divulgado pela OKBR, para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia, Rondônia tem se destacado com mais disponibilidade e atualização de dados.
 
 
O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, desde que a pandemia atingiu o Estado, tem sido enfático na preocupação de aumentar as informações para a população. Dessa forma, o Poder Executivo determinou que todos os dados fossem consolidados no Portal do Governo.
 
 
Somado ao portal, as informações atualizadas podem ser conferidas no Painel Covid-19 Rondônia, pelo endereço eletrônico (https://covid19.sesau.ro.gov.br/).
 
 
Após mais de um ano de enfrentamento ao coronavírus, Rondônia continua no topo do ranking, sempre garantindo o máximo de informações com a preocupação de deixar a população ciente de todas as ações, ou seja, para que não pairassem dúvidas e, principalmente, sendo um elo com a sociedade sobre dados precisos e confiáveis.
 
 
A determinação do governador Marcos Rocha de se levar o maior número de informações, garante precisão para que a população deixasse de ser  “contaminada” por fakes news (falsas notícias).
 
 
Para tanto, foi disponibilizado aos rondonienses todas as informações sobre a evolução da covid-19 no Estado, bem como notícias diárias envolvendo medidas de enfrentamento ao coronavírus publicadas diariamente no Portal do Governo do Estado (http://www.rondonia.ro.gov.br/).
 
 
Antes mesmo do primeiro caso de covid-19 ser registrado em Rondônia, no dia 20 de março de 2020, o Executivo Estadual passou a priorizar a divulgação de todas as ações e medidas desenvolvidas com sabedoria e muito cuidado para poder vencer a covid-19.
 
 
Para a composição do índice, são definidos um conjunto de dados essenciais (conteúdo) e parâmetros para que sejam publicados.
 
 
Na medida em que a transparência das informações de cada ente corresponde a estes critérios, mais ela contribuirá para agilizar o trabalho interno aos órgãos públicos e facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para construir soluções em conjunto com o poder público.
 
 
“O Estado de Rondônia cresceu no quesito divulgar dados sobre o enfrentamento à covid-19. Isso comprova a total transparência que está sendo mantida, além de um maior número de informações que possam deixar a população sempre atualizada”, ressaltou o governador.
 
 
A transparência destacada pelo Governo de Rondônia também pode ser conferida nos boletins diários com dados sobre a covid-19. As informações vão desde os gastos, ações desenvolvidas, medidas adotadas para conter o avanço do coronavírus até o número de casos e o que está sendo feito para salvar vidas.
 
 
No painel, podem ser conferidas informações como: casos confirmados, indicadores, estatísticas, leitos hospitalares e dados atualizados.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS