ESTOQUE CRÍTICO: Fhemeron convoca população a participar da iniciativa e doar sangue

De modo geral é preciso reforçar nossos estoques, especialmente dos tipos “A” e “O” positivos, que já estão baixos”

ESTOQUE CRÍTICO: Fhemeron convoca população a participar da iniciativa e doar sangue

Foto: Divulgação

 

Como em sua prática de rotina, o Governo de Rondônia, por meio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está renovando a campanha de doação de sangue no Estado, convidando a população a participar dessa iniciativa de doar sangue como missão solidária de cada um para disseminar amor e salvar vidas.
 
 
De acordo com a assistente social, Maria Luíza Pereira, gerente de captação da Fundação, mais uma vez é preciso fazer um chamamento à população para doar sangue, tendo em vista que os estoques da Fhemeron estão irregulares, na dependência desse gesto de solidariedade das pessoas. “De modo geral é preciso reforçar nossos estoques, especialmente dos tipos “A” e “O” positivos, que já estão baixos”, disse.
 
 
Ela explicou que a Fundação tem uma necessidade diária de 100 doadores para a manutenção do estoque, lembrando que dele é que saem as bolsas que possibilitam as transfusões de sangue e as intervenções traumáticas e cirúrgicas tão necessárias nas várias unidades de saúde do Estado.
 
 
Nessas unidades de saúde, segundo ela, foi registrado nos últimos 30 dias um aumento desproporcional nas filas de cirurgias e no número de transfusões de sangue, e que por isso todo dia é dia de doar sangue.
 
 
TRABALHO DAS IGREJAS
 
Ao agradecer ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a gerente da Fhemeron falou da alegria de ter os melhores parceiros, destacando a força e a solidariedade de todas as igrejas do Estado, que estão sempre prontas para participar e divulgar as campanhas de doação de sangue.
 
 
“Posso afirmar que sem elas seria muito difícil realizar o trabalho de captação de sangue com o mesmo desempenho”.
 
 
Ela informou que durante o mês de abril, por exemplo, é a vez de uma instituição religiosa, que tem um projeto grandioso chamado “Vida por Vida”, e que faz doações com 50 pessoas todos os sábados, atendendo a uma orientação de sua organização no Brasil e na América Latina; uma iniciativa, segundo ela, digna de todo reconhecimento e gratidão.
 
 
Maria Luiza destacou também, que nos mesmos termos outras entidades, órgãos e organizações têm prestado importantes apoios à Fhemeron.
 
 
Comenta que esta semana, por exemplo, firmou um Termo de Adesão com a Defensoria Pública do Estado (DPE), formalizando uma parceria de valor para doação de sangue, que vai possibilitar a captação de pelo menos 200 bolsas nos quatro sábados no mês de maio.
 
 
Na defesa de sua campanha, a gerente da Fundação rondoniense chegou a ser didática nos esclarecimentos à população. Segundo ela, o sangue é insubstituível e fundamental em cirurgias e outros procedimentos para preservar a vida humana, e sem doadores neste ato 100% voluntário, não há bancos de sangue.
 
 
Peço às pessoas que doem sangue regularmente. Doar um pouco do seu sangue é um grande ato de amor que pode beneficiar e salvar até quatro pessoas”, apelou Maria Luíza.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS