NOVO NORMAL: Home office é desafio para empresas e trabalhadores, diz advogada Aline Silva

Presidente da Associação Rondoniense de Advogados Trabalhistas, Aline Silva, alerta para as novidades do ambiente de trabalho no novo normal

NOVO NORMAL: Home office é desafio para empresas e trabalhadores, diz advogada Aline Silva

Foto: Divulgação

 

Consolidado em 2020 por causa da pandemia da Covid 19, o home office que já fazia parte do mundo do trabalho, antes da crise do novo coronavírus,  reserva desafios para empresas e trabalhadores.

 
De acordo com a advogada Aline Silva, presidente da Associação Rondoniense de Advogados Trabalhistas, esse horizonte desafiador já foi revelado em pesquisas sobre o tema.
 
 
“Pela relevância da questão que virou rotina no novo normal é sempre necessário trazermos esse debate para haver esclarecimento e consenso de ambas as partes, ou seja, trabalhador e empregador", observa a jurista.
 
 
Segundo ela, toda mudança gera adaptações, e por esse motivo, é pertinente que os funcionários e as corporações estejam preparados, diante das transformações impostas pelo novo cenário.
 
 
Atenta às novidades previstas nas relações de trabalho, a operadora do direito está fazendo especialização em compliance trabalhista que visa a adequação e o cumprimento às leis e em LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.- sempre se precavendo diante de eventuais problemas no ambiente de trabalho. 
 
 
 
 “Não temos que trabalhar como bombeiros e sim atuar previamente para evitar o incêndio”, costuma fazer essa metáfora para explicar a importância de se planejar diante da dinâmica do direito. “Todas as áreas tiveram sua rotina impactadas com a pandemia”, observa ela para citar alguns desafios de quem se viu obrigado a trabalhar em casa.
 
 
Entre os alertas que fez  sobre o home office  estão cuidados com a  saúde do trabalhador (“É importante separar o tempo do ócio e da atividade profissional”)  e sobre as condições de trabalho, como por exemplo,  a capacidade de internet ( “Trabalho remoto exige estrutura condizente com as atribuições dadas pela empresa”).
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS