GRATUITO: CER mantém atendimento a pacientes comuns durante a pandemia

É necessário encaminhamento, que pode ser feito em uma UBS, para agendar tratamento

GRATUITO: CER mantém atendimento a pacientes comuns durante a pandemia

Foto: Divulgação

 

Apesar das demandas na área da saúde provocadas pela pandemia de coronavírus, o atendimento a pacientes comuns não foi interrompido no Centro Especializado em Reabilitação (CER), unidade mantida pela Prefeitura de Porto Velho. Os serviços mais requisitados são os de fisioterapia ortopédica, mas há outros disponíveis, como fonoaudiologia e psicologia.
 
 
Segundo a diretora do CER, Mayara Souza, o serviço é oferecido gratuitamente à população através do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
 
Apesar de estarmos com os atendimentos reduzidos em virtude da Covid-19, seguimos um cronograma disponibilizado pela regulação do município”, disse.
 
 
O atendimento é prioritário para pacientes que tiveram alta após infecção pela Covid-19, mas não há prejuízo nas demandas normais, uma vez que a unidade foi readequada para a nova realidade.
 
 
“Cada profissional atende quatro pacientes por dia e cada sessão tem a duração de até 60 minutos. Temos a preocupação de não provocar aglomeração dentro da unidade”, explica ela. Além disso, a equipe contará com um ortopedista, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
 
 
Conforme a reorganização da unidade, os pacientes não incluídos na categoria "pós-Covid" são acompanhados no período vespertino.
 
Para ser encaminhado ao CER, o paciente precisa de um atendimento clínico prévioPara ser encaminhado ao CER, o paciente precisa de um atendimento clínico prévio
 
 
COMO FUNCIONA
 
 
Antes de ir ao CER, o paciente precisa de um atendimento clínico prévio, que pode ser feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa e requerer um encaminhamento médico. Em seguida, é só procurar a Central de Regulação, que é gerida pela Semusa e aguardar o agendamento.
 
Uma vez agendado o atendimento, basta ir pessoalmente ao CER na data e hora marcada. Há um serviço de triagem em que é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, Cartão do SUS, comprovante de residência e o encaminhamento médico.
 
O Centro Especializado em Reabilitação (CER) está situado à Rua Jamari, bairro Pedrinhas, ao lado da Policlínica Ana Adelaide.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS