TUBERCULOSE: Agevisa realiza semana de mobilização e sensibilização em RO

Tratamento é extremamente necessário para o combate da doença

TUBERCULOSE: Agevisa realiza semana de mobilização e sensibilização em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

De 22 a 26 de março é celebrada a Semana de Mobilização e Sensibilização do Combate à Tuberculose. Nesta quarta-feira (24) considera-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), vem utilizando a data para fazer um alerta à população para que os índices de abandono no tratamento da Tuberculose sejam reduzidos.
 
Segundo a responsável pela Coordenação Estadual de Vigilância e Controle da Tuberculose da Agevisa, Nilda de Oliveira a redução está diretamente ligada ao momento de pandemia. Ela explica que os sintomas da Covid-19 e da Tuberculose são facilmente confundidos.
 
A Tuberculose é uma doença infecciosa de transmissão aérea altamente transmissível. Um dos sintomas mais predominantes é a tosse que geralmente persiste por três semanas ou mais. Outros sintomas são falta de apetite, perda de peso, fraqueza, crises de suor noturno e febre não muito alta, mas que geralmente ocorre no final da tarde”, explica.
 
Nilda relata que os cuidados com o diagnóstico devem ser preponderante. “Todo paciente que está com sintomas respiratórios deve ser levado em consideração a possibilidade de ele ter contraído Tuberculose”, acrescenta.
 
A Agevisa vem trabalhando em ritmo acelerado para instalar no Estado uma política pública eficiente no que diz respeito ao combate à Tuberculose.
 
Seguindo a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a qual preconiza que os programas de tratamento da Tuberculose tenham uma taxa de abandono inferior a 5%, Rondônia tem atuado a fim de padronizar suas taxas.
 
TUBERCULOSE x COVID-19
 
Diferentemente da Covid-19, que o vírus permanece vivo em diversas extremidades, como, por exemplo, objetos, sendo transferíveis para as mãos que entram em contato com olhos, boca e narinas, a Tuberculose é transmitida pelo ar, através da tosse, fala ou espirro.
 
Entre os principais sintomas da Tuberculose estão: tosse com catarro por mais de três semanas, falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suor noturno, cansaço fácil, febre baixa geralmente durante a tarde.
 
TRATAMENTO x CURA
 
O tratamento da Tuberculose é gratuito com duração de seis meses e está disponível nas unidades de saúde da rede básica (SUS). Assim como em todo o Brasil, em Rondônia a incidência de casos de tuberculose é mais relevante entre os homens com idade entre 25 e 40 anos.
 
De acordo com dados do Ministério da Saúde, indivíduos com sistema imunológico fragilizado estão mais propensos a contraírem a doença. O uso excessivo de álcool e outras drogas também são fatores que abrange a possibilidade de contração da doença.
 
Apesar de ser uma doença grave, e que pode levar o indivíduo à morte, a Tuberculose é uma doença curável por meio dos tratamentos adequados.
 
“As pessoas que abandonam o tratamento podem, mais adiante, morrer ou se tornarem resistentes ao esquema de tratamento, que é um esquema padronizado pelo Ministério da Saúde e até mundialmente e gratuito no Brasil. Não trata quem não quer, pois o tratamento está disponível e é gratuito”, finaliza Nilda.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS