INSTITUCIONAL: Sebrae em Rondônia estreita parceria com a embaixada de Barbados

Dentre as ações está a realização de um festival gastronômico com pratos da culinária barbadiana e rondoniense

INSTITUCIONAL: Sebrae em Rondônia estreita parceria com a embaixada de Barbados

Foto: Divulgação

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae em Rondônia realizou, na sexta-feira, 26 de fevereiro, a primeira reunião de forma on-line com a embaixadora de Barbados no Brasil, Tonika Sealy Thompson, e barbadianos nativos para discutir ações de parceria, bem como a realização de um festival gastronômico com pratos da culinária barbadiana e de Rondônia. Também participaram da reunião a vereadora Joelna Holder e a doutora Cledenice Blackman, pertencente à quarta geração de barbadianos e nascida em Porto Velho.
 
O evento, que pode acontecer em Brasília ou em Porto Velho, é para promover a gastronomia integradora entre os dois países. A ação vai ser coordenada pela embaixada de Barbados com as ilhas da região, como Trinidad e Tobago, Granada e Caribe.
 
“Para o Sebrae, essa parceria representa a força do desenvolvimento da Amazônia. Quanto mais tivermos articulação nacional e internacional, mais fortes seremos para pleitear investimentos para o desenvolvimento do setor produtivo da nossa região como um todo”, afirma Samuel Almeida, Dir. Técnico do Sebrae em Rondônia.
 
E essa parceria internacional vai além, já que os países vão participar dos eventos que o Sebrae em Rondônia estará promovendo este ano, como a Agrolab, o Festival do Tambaqui e também a Feira do Empreendedor em 2022.
 
“É uma grande movimentação, pois estarmos trabalhando o empreendedorismo entre os países, com Rondônia sendo piloto nessa empreitada. Já existe um trabalho de transferência de cultura em inglês para a nossa região; agora queremos ampliar esse trabalho com eles, fazendo uma troca do Empreendedorismo do Sebrae com o Educação Empreendedora, elevando esse projeto a nível internacional”, comenta Samuel.
 
A comunidade barbadiana (como são classificadas as populações que vieram do Caribe) é composta de vários países de língua inglesa que se encontram em várias ilhas na região, e teve um papel fundamental na construção histórica de Porto Velho. Eles estiveram aqui desde o início, quando foi criada a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, e permaneceram aqui, e merecem ser valorizados e prestigiados, “pois temos uma herança cultura muito forte desse povo aqui”, como exalta Daniel Pereira, superintendente do Sebrae em Rondônia. “Essa agenda com Barbados vai nos permitir fazer um resgate desses 100 anos de história. Isso significa valorizar culturalmente aqueles que construíram a nossa região, que deram a sua contribuição, valorizá-los e prestigiá-los. Então, tenho certeza, que através dessa agenda com a embaixadora, juntamente com as populações que são filhos, herdeiros dessa boa cultura barbadiana, isto vai nos permitir construir várias agendas positivas aqui pra Porto Velho e para o nosso querido estado de Rondônia”, conclui.
 
Além do Sebrae em Rondônia, Fecomércio e Semdestur também estão juntos nessa parceria com a embaixada de Barbados. Para o final de março, uma agenda já está sendo montada com a participação de todas as ilhas e países envolvidos para alinhar melhor a parceria e ações.
 
Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS