O deputado Ezequiel Neiva (PTB) destinará recursos de R$ 500 mil para a revitalização do complexo turístico da região de Santo Antônio, um dos pontos históricos mais antigos de Rondônia. Para o investimento na região, que foi o primeiro núcleo habitacional à margem direita do rio Madeira, Ezequiel Neiva firmou parceira com o vereador, Aleks Palitot (PTB), que também é professor e historiador.
A solicitação do recurso foi encaminhada pelo deputado Ezequiel Neiva ao Governo de Rondônia. O deputado destacou a importância de manter o acervo histórico do Estado. Frisou que a região de Santo Antônio é uma das mais conhecidas e frequentadas por turistas. “Santo Antônio faz parte da história de Rondônia e terá meu o meu apoio para transformar o local num ambiente agradável aos visitantes”, afirmou Neiva.
Palitot explica que Santo Antônio surgiu em 1723, sendo o primeiro núcleo habitacional à margem direita do rio Madeira. O historiador explica que o bairro Santo Antônio já foi município de Mato Grosso.
Revitalizações
A região do Santo Antônio, segundo o professor, possui um dos maiores trades turísticos – um conjunto de equipamentos da superestrutura constituintes do produto turístico – em um espaço apenas.
Santo Antônio, de acordo com Palitot, tem o obelisco divisório do Amazonas com o Mato Grosso; tem o obelisco da Independência do Brasil; tem o museu Rondon; a oca indígena, a estação da litorina; o Casarão de Santo Antonio; além da locomotiva 06 e da igreja de Santo Antonio, que é a capela mais antiga do estado, de 1903.
“O recurso servirá para revitalizar todo esse espaço, além de reformar a locomotiva 06, criando um memorial, também reforma do Memorial Rondon e a reforma da Capela de Santo Antônio”, detalhou o vereador.