CORONAVÍRUS: Mentiras sobre a vacina atrapalham imunização de índios em Rondônia

CORONAVÍRUS: Mentiras sobre a vacina atrapalham imunização de índios em Rondônia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“A responsabilidade pelo atendimento de índios da etnia Kaxarari em estado grave de infecção por COVID-19 é do Estado de Rondônia”, afirmou o presidente do Conselho do Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Purus, Ary Kaxarari. 
 
Essa resposta foi dada após um ancião da aldeia, o indígena César Kaxarari, que está em estado grave de infecção por COVID-19, ter ficado desamparado em uma unidade de Saúde e conseguir a sua internação em uma UTI após matéria do Rondoniaovivo. 
 
De acordo com Ari Kaxarari, a comunidade indígena Kaxarari está em território rondoniense e as regulamentações de atendimento aos infectados graves pelo COVID-19 é do estado de Rondônia e da jurisdição do Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI em Porto Velho. 
 
Nessa última segunda-feira (15) a reportagem entrou em contato com o DSEI em Porto Velho, que informou através de sua diretoria, não ter competência para tratar sobre os índios infectados por COVID-19, já que os Kaxararis são de responsabilidade do DSEI do Alto Purus. 
 
Vacinação 
 
Além dos Kaxararis que vivem em Extrema de Rondônia (RO), DSEI Alto Purus é responsável pela Saúde básica dos índios de Boca do Acre (AM), Pauini (AM), Sena Madureira (AC), Manoel Urbano (AC), Santa Rosa do Purus (AC) e Assis Brasil (AC).
 
De acordo com Ari Kaxarari, a vacina chegou nessas comunidades indígenas, porém muitas mentiras que circulam em redes sociais e que são levadas até as aldeias acabam fazendo com que índios tenham receio da imunização contra o COVID-19.
 
“Dizem que se tomarem a vacina terão um chip implantado no corpo, também falam que se a pessoa se vacinar terá o bolsa família e outros auxílios cortados. Uma série de mentiras que vem atrapalhando a vacinação da nossa população indígena”, afirmou Ari Kaxarari. 
 
Mesmo assim, nos últimos dias a vacinação vem avançando, garante o líder indígena. 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

J G Dalmeida

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS