CORONAVÍRUS: Mentiras sobre a vacina atrapalham imunização de índios em Rondônia

CORONAVÍRUS: Mentiras sobre a vacina atrapalham imunização de índios em Rondônia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“A responsabilidade pelo atendimento de índios da etnia Kaxarari em estado grave de infecção por COVID-19 é do Estado de Rondônia”, afirmou o presidente do Conselho do Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Purus, Ary Kaxarari. 
 
Essa resposta foi dada após um ancião da aldeia, o indígena César Kaxarari, que está em estado grave de infecção por COVID-19, ter ficado desamparado em uma unidade de Saúde e conseguir a sua internação em uma UTI após matéria do Rondoniaovivo. 
 
De acordo com Ari Kaxarari, a comunidade indígena Kaxarari está em território rondoniense e as regulamentações de atendimento aos infectados graves pelo COVID-19 é do estado de Rondônia e da jurisdição do Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI em Porto Velho. 
 
Nessa última segunda-feira (15) a reportagem entrou em contato com o DSEI em Porto Velho, que informou através de sua diretoria, não ter competência para tratar sobre os índios infectados por COVID-19, já que os Kaxararis são de responsabilidade do DSEI do Alto Purus. 
 
Vacinação 
 
Além dos Kaxararis que vivem em Extrema de Rondônia (RO), DSEI Alto Purus é responsável pela Saúde básica dos índios de Boca do Acre (AM), Pauini (AM), Sena Madureira (AC), Manoel Urbano (AC), Santa Rosa do Purus (AC) e Assis Brasil (AC).
 
De acordo com Ari Kaxarari, a vacina chegou nessas comunidades indígenas, porém muitas mentiras que circulam em redes sociais e que são levadas até as aldeias acabam fazendo com que índios tenham receio da imunização contra o COVID-19.
 
“Dizem que se tomarem a vacina terão um chip implantado no corpo, também falam que se a pessoa se vacinar terá o bolsa família e outros auxílios cortados. Uma série de mentiras que vem atrapalhando a vacinação da nossa população indígena”, afirmou Ari Kaxarari. 
 
Mesmo assim, nos últimos dias a vacinação vem avançando, garante o líder indígena. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS