ESTRATÉGIAS: Governo elabora 70 notas técnicas com medidas de orientação

Buscando sempre agilidade e primando pela saúde da população

ESTRATÉGIAS: Governo elabora 70 notas técnicas com medidas de orientação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Desde o início do cenário pandêmico em Rondônia, o Governo do Estado, por meio da Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), não tem medido esforços em buscar, da melhor forma possível, estratégias assertivas no enfrentamento da Covid-19. Com esse propósito, o Executivo desenvolveu, de forma imediata, mais de 70 Notas Técnicas, contidas no Protocolo de Vigilância Sanitária.
 
Buscando sempre agilidade e primando pela saúde da população, o Governo de Rondônia elaborou, prontamente, a primeira nota técnica ainda em março de 2019, período em que já eram registrados casos da doença. Desde então, diversas notas foram elaboradas no âmbito de vários segmentos.
 
Nesse contexto da pandemia, a Nota Técnica é um documento que normatiza o funcionamento das empresas, e possui recomendações fundamentais, objetivando que setores e clientes estejam preparados para o novo momento.
 
O foco principal é evidenciar a preocupação em manter a saúde e bem-estar de colaboradores, proprietários e clientes, até que tudo volte à normalidade, ou até que sejam estabelecidas novas formas de ambientalização ao longo das experiências vividas, a partir do distanciamento social controlado, para a pandemia causada pela Covid-19.
 
De acordo com a gerente técnica de vigilância sanitária da Agevisa, Vanessa Ezaki, as notas técnicas são como protocolos orientativos, sobre como deve proceder uma determinada ação. A elaboração de decretos valida ainda mais o Protocolo de Vigilância Sanitária. “Trata-se de um material técnico produzido por especialistas na área, com orientações sobre determinados temas que precisam ser cumpridas por grupos específicos. Com a pandemia, os decretos trouxeram mais autonomia a essas notas. Conseguimos executá-las por meio dos decretos determinados pelo governador do Estado”, detalhou.
 
A gerente explica ainda que todos os protocolos de ambientalização e sanitários foram criados através da Vigilância Sanitária do Estado. Qualquer cidadão pode ter acesso às notas técnicas, por meio do portal do Governo de Rondônia: http://www.rondonia.ro.gov.br/agevisa.
 
Das mais de 70 notas técnicas elaboradas, algumas se destacam em virtude do cenário pandêmico em Rondônia. A exemplo da Nota Técnica n° 20, que trata sobre o protocolo com orientações sanitárias para funcionamento de shopping centers e galerias.
 
Outro destaque no Protocolo de Vigilância Sanitária é a Nota Técnica n° 30, em que há recomendações sanitárias para intensificar as ações de prevenção relacionadas à Covid-19, voltadas para proprietários de lojas de eletrodomésticos, móveis, utensílios, acessórios pessoais e afins, além de outras notas que enfatizam a importância da higienização e medidas preventivas, como o uso obrigatório da máscara.
 
Também há outras que se destacam, como as notas técnicas nº 34 (contendo a nota nº 60 como complementar), nota nº 63, n° 64 e n° 65.
 
O Governo do Estado busca, de todas as formas possíveis, aplicar medidas preventivas e restritivas, quando necessário, a toda a população para que, em breve, os rondonienses possam respirar um fôlego de alívio, desafogando as unidades de Saúde, com a esperança de novos tempos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS