BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

AJUDA HUMANITÁRIA: Estados se solidarizam com situação de RO e oferecem leitos para pacientes

Estado vive um drama na saúde pública e solicitou ajuda para internar infectados com covid-19 para outras unidades da federação.

João Vitor Muniz/Rondoniaovivo

25 de Janeiro de 2021 às 16:43

Atualizada em : 26 de Janeiro de 2021 às 09:09

Foto: Ilustrativa

O caos na saúde pública de Rondônia, fez o Governo do Estado pedir ajuda para internar pacientes infectados com Covid-19 em outras unidades da federação. O pedido foi feito pelo secretário estadual de saúde, Fernando Máximo, em uma reunião com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), no último sábado (23).
 
Com o anúncio do colapso na saúde de Rondônia, vários Estados se solidarizaram e disponibilizaram leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
 
A cidade de Curitiba, ofereceu leitos de clínicas e nesta segunda-feira (25), 15 pacientes de Rondônia serão transferidos em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para a capital paranaense e continuar o tratamento contra o vírus lá.
 
Duas cidades do Rio Grande do Sul, também ofereceram leitos clínicos.
 
No Mato Grosso, Cuiabá e Três Lagoas ofereceram 20 leitos de tratamento intensivo. Campo Grande (Mato Grosso do Sul), também disponibilizou mais 10 leitos de UTI. No total, 30 pacientes de situação delicada poderão ser tratados fora do Estado.
 
O governador Marcos Rocha (sem partido), agradeceu aos governadores e secretários estaduais.
 
Um ajudando o outro
 
Rondônia também ajudou pacientes de outros estados, por exemplo do Amazonas, que vive um drama ainda pior na saúde pública. Em várias cidades, há falta de oxigênio e leitos de UTI.
 
Pessoas de Humaitá, Lábrea e até de Manaus, todos municípios do AM, vieram se tratar em Rondônia por falta de leitos no estado vizinho.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS