BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

VIRADA NA PANDEMIA: O dia 31 dos rondonienses que decidiram ficar em casa para não se aglomerar

Eles abriram mão de festejar em locais aglomerados para não se contaminar com o coronavírus

João Vitor Muniz/Rondoniaovivo

31 de Dezembro de 2020 às 12:08

Atualizada em : 01 de Janeiro de 2021 às 15:21

Foto: Divulgação

A pandemia de Covid-19 fez as pessoas mudarem seus hábitos, comportamentos, jeito de viver e mais. 2020 foi um ano completamente atípico, do início ao fim. É por isso que a Acácia, Edna e Edvânio, vão nos contar o que vão fazer na madrugada de Ano Novo. Eles decidiram passar a virada em casa para não se contaminar com o coronavírus.

Desde o início da pandemia, lá em março, a vida de todo mundo começou a mudar. As coisas foram piorando, o tempo não passava e o cansaço veio. Quem tá seguindo a quarentena desde o princípio, já deve está esgotado de tanto ficar em casa, afinal, essa frase já foi dita milhares de vezes.

Acácia Cavalcanti, 35 anos, jornalista e moradora de Porto Velho (RO), nas últimas semanas vivenciou um drama terrível. Ela pegou Covid-19. “Foram dias difíceis. A sensação de morte era constante, porque eu sou fumante. A falta de ar é muito grande, parece que você vai morrer se dormir”, explicou.
 
Foi por isso que ela decidiu passar a virada de ano dentro casa. “Eu optei por esse ano ficar em casa. Eu vou fazer uma ceia, como fiz no Natal, algo simples só para o meu marido e meus filhos”. Apesar de já ter adquirido anticorpos, Acácia acredita que o melhor a se fazer é não se aglomerar. “Por mais que eu já tenha pego, prefiro ficar em casa, porque tem o risco da segunda infecção né, que todo mundo fala que é a pior que tem”, pondera.
 
A história de Edna Lustosa, também moradora da capital, é um pouco diferente. Ela passou por um processo cirúrgico e não pode estar em locais com aglomerações. A jovem de 30 anos, graduanda em Gestão Comercial, fez uma cirúrgia bariátrica (redução de estômago) no último mês. A recomendação dos médicos foi para ficar em casa, devido a pandemia de covid-19.
 

 
Apesar de ter realizado um sonho, após ter feito a cirúrgia, Edna não deixou de lamentar o ano de 2020. Para ela foi difícil.  “Esse ano pra mim foi desafiador, tive perdas de entes queridos, perdi amigos de infância, perdi pessoas que jamais imaginei que não faria parte do meu réveillon 2020”.
 
Hoje, recém operada, Edna decidiu passar a passagem de 2020 para 2021 em casa. Em meio a tantos acontecimentos, ela preferiu deixar de festejar uma das épocas mais movimentadas do ano com os amigos. Um pouco diferente, ela já tem planos para a noite da virada.
 
Como já é tradição, todo ano, Edna passava a virada na igreja, mas esse será um pouco diferente, ela vai para o culto, mas em casa. “Eu, minha mãe, cunhada e sobrinho, iremos fazer um culto em casa mesmo, acompanhado de uma pequena ceia”, explicou.
 
A jovem até descontraiu e disse que antigamente participava do culto na igreja, e logo depois se encontrava com os amigos. “Todo ano ficava até 0 horas com minha mãe no culto, após isso eu encontrava meus amigos”, brincou.
 
Edvânio Felix, vigilante, 46 anos, também decidiu passar a virada do ano dentro de casa. Ele é morador de Porto Velho. A decisão também é devido a pandemia do novo coronavírus. “Ficar em casa é mais seguro. Reunir só a família que mora dentro de casa e ficar todo mundo junto e unidos comemorando a vida”, disse.
 
O vigilante já tem planos para a noite da virada. “Vamos fazer uma ceia em família e depois eu e minha esposa vamos namorar bastante. Aproveitar a vida”, brincou.
 
Edvânio diz ainda que tem que comemorar por estar vivo. Ele acredita que 2021 será um ano muito melhor. “A gente tem que ser otimista, por mais que a vida seja difícil, sempre temos que ter fé em Deus. Não adianta reclamar, bola pra frente. Vem 2021”, finalizou.
 
Selecionamos uma lista de filmes para você passar a virada do ano. Vale aproveitar o Ano Novo vidrado nas telas de cinema. Veja a relação de filmes.
 
1. A Noite da Virada
 
Ana e o marido dão uma festança na véspera de Ano Novo. Mas tudo de rompimentos até venda de drogas acontece no banheiro.
 
2. O Céu da Meia Noite
 
Um cientista solitário no Ártico corre contra o tempo para impedir que um grupo de astronautas volte à Terra depois de uma catástrofe global.
 
3. Liga da Justiça
 
Batman reúne Mulher-Maravilha, Aquaman, Flash e Ciborgue para derrotar os inimigos mais poderosos que já enfrentaram.
 
4. Sintonizados no amor
 
Amigos de longa data, Maggie e Jack apresentam um programa de rádio local e fingem ter um relacionamento. O caso gera muita confusão.
 
5. Amor em Little Italy
 
Eles se amam, mas suas famílias, donas de pizzarias concorrentes, estão em pé de guerra. O jeito é tentar esconder o namoro.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS