Após passar por Ariquemes, a Gincana do Caminhoneiro – juntamente com os postos Petrobras da Rede Siga Bem e com a IVECO – seguiu viagem a Porto Velho, parando no Posto Carga Pesada – Rod. BR 364 km 03 – nesta quarta-feira (9) e amnhã, 10 de dezembro, para oferecer um circuito de saúde e orientações para uma boa conduta diante da pandemia.
Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte e da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, serão oferecidos atendimentos rápidos de saúde, no qual serão feitas aferição de temperatura, testes de glicemia e aferição da pressão arterial para detecção precoce de doenças silenciosas como diabetes e hipertensão, além da conscientização sobre uma boa alimentação para evitar obesidade e vacinação (de acordo com a disponibilidade da Secretaria de Saúde de cada município).
Em virtude da pandemia, o caminhoneiro também é alertado para os cuidados que deve ter com seu ‘instrumento de trabalho’. Após passar pelo circuito de saúde, ele será convidado a ir para a pista da arena da GDC, onde instrutores darão uma aula prática de higienização da cabine do caminhão, demonstrando a importância da desinfecção de pontos da boleia (maçaneta, volante, marcha, retrovisor, por exemplo), que estão mais sujeitos à contaminação.
Após conferir a prática da orientação de descontaminação, o caminhoneiro tem ainda a chance de testar sua habilidade no volante no percurso do slalom, desviando dos cones e procurando chegar no menor tempo possível, sem velocidade, mas com destreza.
O motorista que fizer a melhor volta em Porto Velho garante lugar na quarta semifinal da temporada (que acontecerá em Uberlândia, em Janeiro/21), quando os classificados da 55ª e 72ª etapa estarão reunidos para disputar cinco vagas para a grande final, que premiará o vencedor com um caminhão IVECO Tector zero km.
A participação nas ações da 29ª Gincana do Caminhoneiro é gratuita, sendo necessário apenas apresentar CNH categorias C, D ou E. Para efeito de classificação, o participante do teste de habilidade deve ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo, através da apresentação de comprovante de consumo de R$ 500 em abastecimento feito no posto sede da etapa ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.